Farmácia de Medicamentos Especializados do Estado terá nova sede em Porto Alegre
Publicação:

A população de Porto Alegre que depende de medicamentos especializados para tratamento de doenças de alta complexidade contará com uma nova sede da Farmácia do Estado, administrada pela Secretaria Estadual da Saúde (SES). O serviço, que atualmente funciona na Avenida Borges de Medeiros esquina com a Rua Riachuelo, no centro da Capital, passará para a Avenida João Pessoa, nº 71, também na área central. A expectativa é de que a obra do novo prédio esteja em execução no primeiro semestre de 2014.
O projeto arquitetônico elaborado pela Secretaria Estadual de Obras Públicas (SOP) atende às normas de acessibilidade e conforto técnico, contemplando o atendimento humanizado da demanda de usuários, através de agendamento, evitando formação de filas de espera e otimizando a capacidade de trabalho dos servidores. O local possui área de 510m2 e conta com fácil acesso para melhor atender seus usuários.
De acordo com a Coordenação de Política da Assistência Farmacêutica da SES, a farmácia atende hoje a cerca de 20 mil usuários por mês, tendo em média 800 dispensações por dia. As pessoas atendidas são previamente cadastradas em sistema informatizado e seu atendimento é realizado com agendamento prévio mensal.
No novo projeto, a sede oferecerá cem cadeiras de espera e 12 guichês, sendo seis para a entrega dos medicamentos e outros seis para protocolo, cadastro e triagem. Além disso, a farmácia terá atendimento preferencial às pessoas com deficiência, idosos e gestantes.
Segundo o secretário estadual de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano, Luiz Carlos Busato, a atenção dos arquitetos da SOP para a nova infraestrutura está voltada também aos setores de armazenamento dos medicamentos.
São, ao todo, 40 câmaras refrigeradas destinadas aos medicamentos - as vacinas, por exemplo, devem ficar armazenadas 24 horas -, contando ainda com gerador, necessário para a conservação de remédios, local para armazenamento de resíduos, que serão coletados por empresa especializada nesta atividade, e salas específicas para medicamentos controlados, para medicamentos especiais e para medicamentos devolvidos e recolhidos.
"Considerando o valor dos medicamentos armazenados e a relevância para a saúde pública da população de Porto Alegre, a nova Farmácia do Estado representará um avanço na qualificação e humanização no atendimento pelo SUS," garante o secretário de Obras Públicas.
O projeto já foi aprovado no que se refere às exigências da Vigilância Sanitária e está sendo licitado pela Central de Licitações.