Evento reúne profissionais que atuam nas emergências geradas por desastres naturais

Este foi o 1° Encontro de Pontos Focais do Programa de Vigilância em Saúde dos Riscos Associados aos Desastres

1° Encontro de Pontos Focais do Vigidesastres RS, Programa de Vigilância em Saúde dos Riscos Associados aos Desastres - Foto: Divulgação/SES

Foi realizado na última semana em Porto Alegre o 1° Encontro de Pontos Focais do Vigidesastres RS, Programa de Vigilância em Saúde dos Riscos Associados aos Desastres. Ocorrido nos dias 9 e 10 de outubro, no auditório da Escola de Saúde Pública, o evento reuniu alguns setores da Secretaria Estadual da Saúde, como o Centro Estadual de Saúde (Cevs) e Departamento de Atenção Primária e Políticas de Saúde (Dapps). Também contou com a participação de outros parceiros como a Defesa Civil do RS, Feevale, e representantes do programa nas esferas Nacional e de Porto Alegre.

A atividade teve a presença de diretoras da SES que atuaram nos desastres ocorridos no Vale do Taquari em 2023 e nas enchentes do primeiro semestre de 2024, como a diretora do Dapps, Marilise Fraga; do Cevs, Tani Ranieri; Departamento de Coordenação dos Hospitais Estaduais (DCHE), Letícia Ikeda; e da Direção Geral da SES adjunta, Claudia Regina Daniel.

A programação abordou as experiências das regionais afetadas durante os desastres ocorridos no último ano, estratégias de preparação e revisão de fluxos de trabalho para eventos futuros.

O evento foi direcionado aos pontos focais do Programa Vigidesastres que atualmente conta com representantes em todas Regionais de Saúde. A estruturação dessa rede proporciona maior agilidade na comunicação entre diferentes esferas do Setor Saúde, além promover a preparação das equipes de saúde para o enfrentamento a desastres naturais e tecnológicos.