Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Evento online na próxima semana ocorre em alusão ao Dia Estadual de Combate à Tuberculose

Publicação:

Hospital Sanatório Partenon
Hospital Sanatório Partenon

O Programa Estadual de Controle da Tuberculose, da Secretaria Estadual da Saúde (SES), promove na próxima terça-feira (26) um evento online para abordar ações de eliminação da doença como problema de saúde pública. A transmissão, via ferramenta Teams (acesse aqui o link ou veja no QRCode abaixo), será a partir das 13h30 e é alusiva ao Dia Estadual de Combate à Tuberculose, celebrado em 22 de setembro. 

No evento, serão apresentadas experiências exitosas realizadas no contexto do Tratamento Diretamente Observado (TDO), realizado pelo Hospital Sanatório Partenon, e a inclusão do indicador percentual de realização de TDO ao Programa de Incentivos para a Atenção Primária (PIAPS), que são os repasses mensais do Governo do Estado aos municípios para custear serviços de saúde locais. 

O chamado Tratamento Diretamente Observado (TDO) é estratégia para reforçar adesão ao tratamento pelo paciente. Consiste no tratamento supervisionado pelo profissional de saúde, que observa a ingestão dos medicamentos, e deve ser feito preferencialmente todos os dias úteis da semana.  

A SES trabalha alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e com a meta proposta pelo Ministério da Saúde no Plano Brasileiro pelo Fim da Tuberculose, que ambicionam a eliminação da tuberculose como problema de saúde pública até 2035. “A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que segue representando um problema de saúde pública no mundo e aqui no Rio Grande do Sul. Os baixos índices de cura a deficiência de ações programáticas nos territórios, como por exemplo, avaliação de contatos, busca de sintomáticos respiratórios e oferta de tratamento preventivo, contribuem para a disseminação e persistência da doença”, explica a coordenadora do Programa Estadual de Controle da Tuberculose e diretora técnica do Hospital Sanatório Partenon, Carla Jarczewski. 

Foram registrados, em 2022, 4.688 casos novos de tuberculose no Estado, o que representa uma incidência de 40,9 casos novos para cada 100 mil habitantes. O percentual de cura ficou em 56%. 

“A equipe do Tratamento Diretamente Observado (TDO) Ampliado do Hospital Sanatório Partenon vai apresentar sua experiência na condução do trabalho sob uma perspectiva intersetorial, experiência já reconhecida por seu êxito pelo Ministério da Saúde. Devido às características de vulnerabilidade que levam ao adoecimento por tuberculose, a articulação das ações, tanto intersetoriais quanto intrassetoriais se mostram fundamentais para atingir bons resultados na recuperação da saúde das pessoas acometidas por tuberculose”, explicou a farmacêutica do Hospital Sanatório Partenon Sabrina Godoy. 

O TDO é reconhecido internacionalmente como uma das principais estratégias para o controle e eliminação da tuberculose. No RS, no ano de 2022, o percentual de realização da estratégia foi de 15,6%. De acordo com a farmacêutica Sabrina, com a inclusão do indicador no PIAPS, espera-se alcançar pelo menos 30% de percentual de realização de TDO no Estado no curto prazo. 

AÇÕES ESTRATÉGICAS PARA A ELIMINAÇÃO DA TUBERCULOSE COMO PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA 

Data: 26/09/2023
Link: acesse aqui ou veja no QRCode abaixo 

13:30 - 14:20: Tratamento Diretamente Observado: Múltiplos Aspectos de Adesão (Equipe do TDO Ampliado - HSP) 

14:25 - 15:15: O Tratamento Diretamente Observado no Programa de Incentivos para a Atenção Primária (Maiara Lutz) 

WhatsApp Image 2023 09 21 at 11 20 45
-

Secretaria da Saúde