Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Estado terá mais R$ 7,4 milhões para serviços de saúde mental

Publicação:

Secretária fala de pé, segurando um microfone.
Secretária fez anúncio no Mental Tchê - Foto: Marília Bissigo

A secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, anunciou na tarde desta quinta-feira (16) a habilitação de 38 leitos hospitalares em saúde mental e 14 novos serviços  de saúde mental no Estado para que recebam verbas federais por meio do Ministério da Saúde, no valor total de R$ 7,4 milhões ao ano. O anúncio ocorreu no 14° Mental Tchê, em São Lourenço do Sul.

Entre os serviços que serão implantados está a Unidade de Acolhimento para adultos especializada no atendimento de gestantes usuárias de drogas, primeira experiência na área, a ser implantada no Centro de Saúde São João da Reserva, em São Lourenço do Sul.

Arita lembra que o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, quando esteve no Rio Grande do Sul, em abril, se comprometeu a habilitar novos serviços de saúde mental a pedido do Governo do Estado.

Os serviços que receberão verbas federais são:
- Nove equipes multiprofissionais de atenção especializada em saúde mental, em Porto Alegre;
- Um Centro de Atenção Psicossocial (Caps) tipo 1, em Soledade;
- Um Caps Álcool e Drogas tipo 3, em Barra do Ribeiro;
- Um Serviço Residencial Terapêutico tipo 2, em Cachoeira do Sul;
- Uma Unidade de Acolhimento adulto, em São Lourenço do Sul;
- Uma Unidade de Acolhimento infantil, em Santa Cruz do Sul.

Região Sul será laboratório de planificação

A secretária também anunciou que a Região Sul foi a escolhida pela gestão estadual para ser laboratório da planificação em saúde mental, com objetivo de colocar a rede básica como ordenadora do cuidado. O laboratório será em São Lourenço do Sul. Deve ter também um ambulatório de especialidade em saúde mental. Por critérios técnicos, São Lourenço do Sul foi escolhido para o desenvolvimento do projeto da planificação através da equipe do Albert Eisntein.

Mental Tchê

Autoridades e gestores da área de saúde se reúnem em São Lourenço do Sul, entre quinta (16) e sexta-feira (17), na 14ª edição do Mental Tchê. Com o tema “Saúde Mental na Atenção Básica: fortalecendo as redes de saúde por um cuidado e(a)fetivo”, o evento traz mesas com profissionais da área de diversas cidades. Paralelamente, ainda acontecem apresentações culturais e exposições de geração de renda e atividades dos usuários da Rede de Atenção Psicossocial (Raps).
A atividade é direcionada a profissionais de saúde, usuários do SUS, familiares, gestores, estudantes e demais interessados.

São Lourenço do Sul foi o município pioneiro no Rio Grande do Sul na implantação dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), com Arita Bergmann à frente da Secretaria Municipal da Saúde, em 1988. Hoje, a cidade conta com três Caps, incluindo um infantil e um especializado no tratamento de usuários de álcool e drogas, e 30 leitos psiquiátricos no Hospital Geral. O evento ainda faz alusão ao Dia Nacional de Luta Antimanicomial, celebrado em 18 de maio.

Por Marília Bissigo
Secretaria da Saúde