Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Estado recebe mais 37,7 mil testes rápidos para detecção de coronavírus

Publicação:

Card em cor cinza com a mensagem "ações contra o coronavírus". Do lado esquerdo, o desenho do vírus. Embaixo, tem o logotipo do Governo do Estado.

O governo do Estado recebeu na tarde desta quarta-feira mais um lote com 37,7 mil testes rápidos  para identificação de novos casos de coronavírus no Rio Grande do Sul. Estes testes serão destinados  a profissionais de saúde e da segurança.  O teste de anticorpos atesta a presença do vírus em até 10 dias depois dos sintomas. Para a realização deste tipo de teste rápido sorológico, é necessária a coleta de apenas uma gota de sangue, e o resultado fica pronto em até 20 minutos. Ele detecta a presença de anticorpos (IgG e IgM), que são defesas produzidas pelo corpo humano contra o coronavírus.

Testes de biologia molecular

Além dos testes rápidos, o Laboratório Central do Estado (Lacen) e outros laboratórios privados credenciados permanecem realizando os testes de biologia molecular, que possui uma tecnologia capaz de identificar o coronavírus em pacientes logo no início da doença. Essa modalidade é usada para diagnosticar casos graves internados com a Covid-19 e em profissionais que estiverem em atendimento direto nos hospitais aos pacientes com síndrome respiratória aguda grave.

A secretária da Saúde Arita Bergmann informou que para a realização desses testes as parcerias com a área acadêmica estão sendo ampliadas. A secretária disse que já conta com a Universidade Federal e Ciências da Saúde, de Porto Alegre para realização dos testes de biologia molecular, também chamados de RT-PCR, mais preciso com relação ao diagnóstico da Covid-19. Com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que já foi celebrado um termo de cooperação, a expectativa é de se chegar à realização de 500 exames no total. Arita também afirmou que a perspectiva é ter um laboratório parceiro em cada uma das macrorregiões do estado para a realização de exames RT-PCR.

Por Neusa Jerusalém
Secretaria da Saúde