Estado obtém R$ 50 milhões para equipar o Hospital Regional de Santa Maria

A secretária Arita fala olhando para um telão que mostra informações enquanto os demais participantes da reunião a escutam. Todos estão sentados em torno da uma mesa.
regional de sm - Foto: Marcelo Ermel/SES

O Estado obteve nesta sexta-feira (3) a confirmação da liberação por parte do Governo Federal de um montante de R$ 50 milhões, destinados a equipar o Hospital Regional de Santa Maria. O valor contempla um projeto entregue em mãos ao ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, pela secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann.

A secretária lidera uma força-tarefa formada ainda por prefeitos e secretários municipais de Saúde da Região Central com o objetivo de buscar uma saída para o Hospital Regional. A exemplo da secretária, o prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom, também esteve em Brasília reforçando o pedido junto ao Ministério da Saúde.

Arita comemorou a notícia, que reforça a esperança da secretária em modificar a atual situação do Regional, que hoje funciona apenas como um ambulatório. "Temos um desafio de fazer com que o Regional funcione como um hospital e vamos fazer de tudo que estiver ao nosso alcance para que esse projeto se concretize na nossa gestão", afirmou a secretária.

O projeto preliminar apresentado ao Ministério da Saúde prevê um investimento de R$ 72 milhões em equipamentos e um custeio mensal aproximado de R$ 8 milhões. As projeções foram feitas para 130 leitos hospitalares nas seguintes especialidades: cardiologia, neurologia e traumatologia. Essas foram as prioridades elencadas pelo Estado em conjunto com as lideranças da região e gestores da Fundação Universitária de Cardiologia (FUC).

Instituição contratada pelo Estado para gerir o hospital, a FUC elaborou o estudo técnico preliminar para estimar os custos para equipar e colocar o Regional em funcionamento. Estado e municípios estão engajados em captar na esfera federal os recursos necessários para que o Hospital Regional de Santa Maria atenda a comunidade da Região Central.

O montante liberado pelo Governo Federal destina-se a equipar Centro Cirúrgico, UTI, Unidade de Internação, Reabilitação, Nutrição, Ambulatório, Diagnóstico por Imagem, Lavanderia e Laboratório, entre outros serviços do Regional. A próxima etapa agora é a elaboração de um Plano de Trabalho.

Por Marcelo Ermel