Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Estado já vacinou contra a covid-19 mais da metade da população de adolescentes

Publicação:

Isadora, na frente, exibe o comprovante da vacina. Atrás, a profissional de saúde faz o sinal de positivo com a mão direita. As duas estão de pé, com máscara e sorriem.
A vacinação já atinge mais de 568 mil adolescentes em todo o Estado - Foto: Divulgação/ SES

A vacinação contra a covid-19 supera, nesta quarta-feira (13), mais da metade dos 862 mil adolescentes do Rio Grande do Sul. Já são 50,9% deles, com e sem comorbidades, com pelo menos uma dose, enquanto 1,5% receberam também a segunda dose e estão com a imunização completa, segundo o Painel de Acompanhamento Vacinal da Secretaria da Saúde

O Estado vacina desde 23 de julho os jovens de 12 a 17 anos, tendo começado por aqueles com alguma comorbidade, o que aumenta os riscos no caso de contrair covid-19. Em 13 de setembro, passou a ser feita também a imunização dos adolescentes sem comorbidades.  

"Desde que começou a vacinação eu esperava a minha vez", disse a estudante Isadora dos Santos Vianna, 12 anos, vacinada no dia 24 de setembro, revelando que receber a primeira dose foi motivo de emoção. "Achava que, pela minha idade, podia demorar. Agora já estou na expectativa pela segunda dose".

Já na vacinação em geral, 68,6% da população adulta está totalmente imunizada, com 5,8 milhões de gaúchos e gaúchas com a segunda dose e 301,6 mil tendo recebido a dose única da vacina da Janssen. No total, 8,39 milhões de pessoas, equivalentes a 92,9% da população acima dos 18 anos, receberam pelo menos a primeira dose. 

Outras 185,5 mil pessoas já foram vacinadas com a dose de reforço, aplicada desde meados de setembro em idosos, imunossuprimidos, profissionais de saúde e funcionários de hospitais. Adotada em vários países, a terceira dose busca elevar a proteção destes grupos e evitar o avanço da variante delta, mais contagiosa.

Com o avanço da vacinação, o Estado registra um recuo da epidemia nos últimos meses. A média móvel de casos confirmados da última segunda-feira (11), com 464, foi a menor desde 4 de junho do ano passado. 

Secretaria da Saúde