Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Estado implementará seis novos serviços especializados de referência em saúde da mulher

Ambulatórios fazem parte da estratégia SERMulher e objetivo é atender as principais demandas em ginecologia do Estado

Publicação:

Estratégia Ser Mulher tem como principal objetivo atender principais demandas em ginecologia
Estratégia Ser Mulher tem como principal objetivo atender principais demandas em ginecologia - Foto: Alina Souza/SES

O governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (SES), lançou na quinta-feira (19/12) a estratégia Ser Mulher RS, programa que prevê a abertura de Serviços Especializados de Referência à Saúde da Mulher no Rio Grande do Sul. O principal objetivo é atender às principais demandas em ginecologia. O ato de apresentação ocorreu no Palácio Piratini, com as presenças do governador Eduardo Leite e da Secretária da Saúde, Arita Bergmann.

"Estamos trabalhando para que cada mulher gaúcha, independentemente de onde viva, tenha acesso a serviços de excelência em saúde, alinhados às suas necessidades e à complexidade dos tratamentos. Estamos investindo na dignidade e na qualidade de vida das mulheres. O Ser Mulher fortalece a rede de atenção básica e promove o cuidado especializado onde ele é mais necessário", disse Leite.

"O Ser Mulher fortalece a rede de atenção básica e promove o cuidado especializado onde ele é mais necessário", disse Leite
"O Ser Mulher fortalece a rede de atenção básica e promove o cuidado especializado onde ele é mais necessário", disse Leite - Foto: Alina Souza/SES

A secretária da Saúde ressaltou a importância do investimento. "O Ser Mulher RS vai ser a marca do nosso governo. Ter no serviço os exames necessários como, por exemplo, uma biópsia para identificar e diagnosticar se tem ou não um câncer, é fundamental. O programa Ser Mulher é um atendimento mais amplo daquele que é feito na Atenção Primária e ainda não é um atendimento que ela precise rapidamente, estar num centro de maior complexidade”, disse Arita.

Eduardo Leite e Arita Bergmann lançaram o Ser Mulher RS nesta quinta-feira (19/12) no Palácio Piratini.
Eduardo Leite e Arita Bergmann lançaram o Ser Mulher RS nesta quinta-feira (19/12) no Palácio Piratini. - Foto: Alina Souza/SES

Na oportunidade, foram conhecidos os seis primeiros serviços a serem implementados. Eles foram selecionados na primeira janela de adesão, realizada neste ano. Os serviços serão abertos em Sapucaia do Sul, Tenente Portela, Pelotas, Bagé, Teutônia e Osório.

Uma nova janela de adesão será aberta em 2025. A estratégia tem por objetivo implantar um total de 18 ambulatórios, um em cada Coordenadoria Regional de Saúde (CRS).

Localização dos serviços especializados:

  • Clínica de Saúde da Mulher – Sapucaia do Sul (1ª CRS)
  • Associação Hospitalar Beneficente Santo Antônio – Tenente Portela (2ª CRS)
  • Hospital Universitário São Francisco de Paula – Pelotas (3ª CRS)
  • Santa Casa de Caridade – Bagé (7ª CRS)
  • Associação Beneficente Ouro Branco – Teutônia (16ª CRS)
  • Associação Beneficente São Vicente de Paulo – Osório (18ª CRS)

Como funcionará

Estratégia Ser Mulher tem como principal objetivo atender principais demandas em ginecologia

O programa prevê que o atendimento será ambulatorial especializado em linhas de cuidado da saúde da mulher como colo do útero, mama, endometriose/miomatose, infertilidade, planejamento reprodutivo e climatério.

Os ambulatórios do SERMulher serão referências de tratamento especializado para pessoas que forem atendidas primeiramente nas Unidades Básicas de Saúde dos seus municípios. Serão atendidas mulheres e demais pessoas que necessitam de atendimento especializado em ginecologia.

Também será um centro formador para inserção de dispositivos, como exemplo, o dispositivo intrauterino (DIU), técnicas de coleta de exame citopatológico, entre outros.

Os encaminhamentos realizados deverão seguir os critérios estabelecidos pelos protocolos de regulação ambulatorial do Telessaúde-RS e suas respectivas atualizações. O serviço vai funcionar de acordo com os fluxos de regulação de consultas especializadas no Sistema de Gerenciamento de Consultas (Gercon).

Estratégia Ser Mulher tem como principal objetivo atender principais demandas em ginecologia
Cerimônia contou com a participação musical do grupo 50 Tons de Pretas. - Foto: Alina Souza/SES

Acesse o site e conheça o Ser Mulher RS.

Acesse e leia a portaria que institui o Ser Mulher RS.

Secretaria da Saúde