Estado firma contratos para novos centros de atendimento do TEAcolhe em Alvorada e Tavares
Novos CAS vão atender 300 novos portadores de TEA e suas famílias mensalmente
Publicação:
O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (SES), firmou nesta sexta-feira (03/01) os dois primeiros convênios de 2025 para a abertura de novos centros de atendimento em saúde (CAS) do programa TEAColhe. As unidades funcionarão nos municípios de Alvorada e de Tavares e vão atender mensalmente 300 novos portadores do transtorno do espectro autista (TEA) e suas famílias.
Os CAS oferecem atendimento especializado e avaliação de casos de autismo, em todo o ciclo de vida, contando equipe multidisciplinar, com profissionais com formação em TEA. Com mais esses dois, serão 47 centros de atendimento em funcionamento em todo o Estado. Além do CAS, o programa TEAcolhe conta com centros regionais de macrorregionais de referência, que dão suporte técnico e de retaguarda assistencial às equipes dos municípios.
“É com grande satisfação que já no terceiro dia do ano estamos firmando esses contratos”, disse a secretária da Saúde, Arita Bergmann. Ela destacou a importância do atendimento integrado oferecido pelo programa às pessoas com TEA e suas famílias, evitando deslocamentos. “Muitas vezes eram necessárias longas viagens para a população ter acesso aos serviços. Faltava um local onde o atendimento é integrado com várias áreas da saúde. Com o TEAcolhe, as prefeituras vêm abrindo serviços e proporcionando este atendimento”, completou a secretária.
Em Alvorada, o CAS será implantado na Associação Brasileira de Educação e Assistência Social (Abess). “Vão ser muito importantes para o município esses 150 atendimentos”, disse a diretora executiva da entidade, Laura Ferreira da Silva. O secretário de Saúde, Jackson Renato da Silva, ressaltou a importância do atendimento ao TEA no município. “A nossa cidade talvez seja um dos municípios mais carentes desse serviço no Estado e passa a ter um grande avanço com esse serviço”.
Já em Tavares, o centro de atendimento vai funcionar na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). “Ter o programa em nosso município é uma conquista”, disse o prefeito Gilmar Lemos, que participou da cerimônia, realizada online.
“O Programa TEAcolhe, para nós e para o Estado, tem servido de grande valia para que a gente consiga que os atendimentos a pessoas com TEA sejam realizados”, disse a diretora do Departamento de Atenção Primária e Políticas de Saúde (DAPPS), Marilise Fraga de Souza. “É uma região de saúde muito populosa, com muitos usuários, e a gente poder ter esse serviço é importante”.