Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Estado e prefeitura finalizam detalhes para Santa Casa assumir serviço de hemodiálise em Livramento

Publicação:

A Secretária Arita fala enquanto os seis participantes da reunião (quatro mulheres e dois homens). Todos estão sentados atrás de uma mesa em forma de U.
Na reunião, a secretária Arita Bergmann e a prefeita acertam pontos sobre a transição - Foto: Divulgação/SES

Estado e município estão finalizando detalhes para a prefeitura assumir os serviços de hemodiálise em Santana do Livramento. Em reunião com a secretária Arita Bergmann nesta terça-feira, a prefeita Ana Tarouco e o secretário municipal de Saúde, Paulo Henrique Vargas, receberam orientações sobre os próximos passos no processo de transferência da habilitação da Cardio Nefroclínica para a Santa Casa de Livramento, sob intervenção municipal desde 2015.

Atualmente, 90 pacientes fazem hemodiálise no local. Com a falta de interesse da Nefroclínica, a Santa Casa passará a oferecer o procedimento em um novo espaço, que está sendo adaptado. A segunda fase do programa Avançar para as Pessoas na Saúde destinou R$ 700 mil para o hospital adquirir dez aparelhos de hemodiálise e fazer a troca de poltronas para atendimento, elevando o número de pacientes para 110. 

Os recursos também possibilitarão que seja oferecida em Santana do Livramento a terapia renal substitutiva, voltada para doentes renais crônicos que ainda não precisam de hemodiálise, qualificando ainda mais o cuidado através de um atendimento mais específico. 

“Estamos assumindo um serviço e dúvidas são naturais”, disse a prefeita. 

Quando as instalações estiverem finalizadas, com as máquinas instaladas, o espaço deve estar pronto para funcionar em um prazo de dez dias. Para manter o atendimento, nesta segunda-feira, o contrato entre o município e a Cardio Nefroclínica foi prorrogado por seis meses. 

Durante a transição do serviço, para evitar possíveis interrupções, a secretária Arita Bergmann sugeriu a elaboração de um plano para atendimento na própria região dos  pacientes que necessitam de diálise para evitar a descontinuidade do tratamento, sob responsabilidade da Santa Casa com apoio da Coordenadoria Regional de Saúde.  

“Com as máquinas instaladas, tendo a equipe e todos os recursos técnicos, o Estado é parceiro para uma transição qdo serviço para evitar possíveis interrupções ue preserve o que é mais importante, o acesso do cidadão aos serviços”, explicou a secretária Arita Bergmann.  

Outras pautas

A reunião contou com a participação da secretária de Turismo de Santana do Livramento, Sandra Pontes, e dos diretores do Dgae (Departamento de Gestão da Atenção Especializada), Lisiane Fagundes, da Assessoria de Gestão e Planejamento, Cristian Guimarães, e do Departamento de Regulação Estadual, Eduardo Elsade, e a interventora da Santa Casa, Leda dos Santos.  

Além da transferência dos serviços de hemodiálise, a comitiva municipal recebeu informações sobre a regulação para transferência de pacientes, o Planejamento Regional Integrado (PRI), que articula a coordenação entre Estado e municípios, e a atenção básica.

Secretaria da Saúde