Estado e municípios da Fronteira Oeste debatem enfrentamento à Covid-19

A Secretária Arita e mais dois participantes (uma mulher e um homem) assistem o Governador Leite na videoconferência. Todos estão sentados.
Videoconferência de gestores estaduais e municipais tratou sobre o combate ao coronavírus na fronteira com o Uruguai. - Foto: Marília Bissigo/Divulgação SES

O governador Eduardo Leite, a secretária da Saúde, Arita Bergmann, e demais secretários de Estado se reuniram em videoconferência com prefeitos da região da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul e deputados estaduais, no fim da tarde desta segunda-feira (25).  Na pauta estavam assuntos pertinentes a essa região, como o trânsito entre Brasil e Uruguai, o funcionamento de freeshops, os protocolos do distanciamento controlado e demais dúvidas dos gestores municipais, como o retorno ou não das aulas e a aplicação de testes rápidos.

Na área da saúde, a secretária Arita falou sobre os pagamentos aos hospitais que possuem leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) para pacientes suspeitos ou confirmados da Covid-19. “Estamos mantendo a regularidade dos pagamentos da área da saúde, tanto aos municípios quanto aos hospitais, assim como quitando dívidas anteriores em 16 parcelas. Hoje foi paga a 12ª parte do acordo que resgata dívidas de 2014 a 2018”, explicou. “Também estamos trabalhando nos termos aditivos de 180 hospitais para o repasse de verbas federais e emendas parlamentares estaduais e federais. Todos esses recursos fortalecem a rede de saúde e a assistência aos cidadãos.”

O governador pediu a colaboração dos prefeitos para o combate à epidemia. “Nosso dever como governante é passar segurança aos cidadãos, para que eles saibam que estamos trabalhando para salvar vidas e diminuir os impactos econômicos dessa situação que estamos vivendo. Temos que estabelecer protocolos e seguir monitorando até que se tenha uma vacina”, falou Leite.

A Associação dos Municípios da Fronteira Oeste (Amfro) é composta pelos executivos municipais de Alegrete, Barra do Quaraí, Itacurubi, Itaqui, Maçambará, Manoel Viana, Quaraí, Rosário do Sul, Sant'Ana do Livramento, Santa Margarida do Sul, São Borja, São Gabriel e Uruguaiana.

A reunião também contou com a participação do vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, dos secretários Agostinho Meirelles (Articulação e Apoio aos Municípios), Otomar Vivian (Casa Civil), Faisal Karam (Educação), Ana Amélia Lemos (Relações Federativas e Internacionais), e do líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Frederico Antunes.