Escola de Saúde Pública promove oficina de Planejamento e Desenvolvimento
Publicação:
A história da ESP
A ESP teve sua origem vinculada à Secretaria da Educação e Saúde Pública do Governo do Estado junto aos Serviços de Assistência Médico-Social, tendo como data marcante 2 de maio de 1939. Em 1954, foi transformada em Escola de Auxiliares de enfermagem, em 1960, passou-se a denominar-se Escola de Saúde Pública.
A partir de 1975, o projeto educativo incluiu a Especialização em Saúde Pública e em 1976, no Centro de Saúde-Escola Murialdo, foi implantada a Residência em Saúde Comunitária, sendo pioneira no Brasil, junto com o estado do Piauí, na implementação dos Cursos Descentralizados de Saúde Pública, formando sanitaristas para a região sul.Também atuou no processo histórico do Movimento da Reforma Sanitária Brasileira, na década de 80, responsável pela implantação do SUS.
Com a diversificação de suas áreas de formação/capacitação, passou a atuar em cursos de pós-graduação, programas de residência e especialização em áreas profissionais, cursos de aperfeiçoamento e educação profissional e em atividades de extensão, educação permanente e educação continuada, além de desenvolver pesquisas na área de saúde coletiva, erradicação do trabalho infantil, epidemiologia da violência, recursos humanos em saúde no Rio Grande do Sul e desigualdades em saúde. Em 1999 a instituição assumiu um dos eixos estratégicos da gestão estadual do SUS no RS, formação e o desenvolvimento de pessoal de saúde e de agentes sociais para a gestão de políticas públicas de saúde, definindo seu projeto político-pedagógico como Educação em Saúde Coletiva.
Programação
13h30min: Trabalho em grupos: desencadeando ações articuladas e pactuadas.
15h30min: Apresentação dos grupos;
16h: Debate e pactuações.