Escola de Saúde Pública discute ética na ciência
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Com o objetivo de reforçar o tema Ética na Ciência para suas atividades cotidianas, a Escola de Saúde Pública (ESP) reuniu ontem (04/07) representantes da Unesco para discutir a questão. Simone Scholze, consultora da Unesco no Brasil, fez uma explanação sobre o que é a Ética na Ciência no contexto global da Unesco, que tem tido papel protagonista internacional dentro do tema, para a direção e os coordenadores da ESP. Simone esteve acompanhada do Oficial de Programa da Organização no Brasil, Carlos Alberto dos Santos Vieira, e da assessora técnica do escritório da Unesco no Rs, Cíntia Bonder.
Em seguida, houve uma reunião técnica para discutir as necessidades locais da ESP no que se refere ao tema. A meta do encontro faz parte de uma futura cooperação técnica entre a ESP e a Unesco sobre Ética na Ciência, pioneira no Brasil, sob a responsabilidade da Escola de Saúde Pública, com a cooperação técnica da Unesco e com o apoio da Secretaria Estadual da Saúde. A ESP uma instituição é vinculada à SES.
Carlos Alberto afirmou que valoriza a iniciativa da ESP em assumir a liderança em relação ao tema Ética na Ciência. "A Unesco apóia essa iniciativa", salientou, acrescentando que a parceria entre a ESP e a organização é "potencialmente rica e estimulante".
De acordo com Carlos Alberto, a Unesco reconhece a necessidade de que, no desenvolvimento de tecnologias, bem como na elaboração de políticas de gestão do desenvolvimento científico e tecnológico dos países, se confira especial atenção às implicações éticas.
Simone, que já atuou como chefe da seção de Ética na Ciência e Tecnologia da Unesco em Paris de 2003 a 2006, foi contratada pelo Escritório da Organização em Brasília como consultora especialmente para auxiliar na redação do documento de projeto sobre Ética na Ciência. Em sua explanação para os coordenadores da ESP, Simone informou as mudanças no contexto da ciência e a nova reflexão quanto aos seus valores básicos.
Segundo Simone, as primeiras reflexões sobre Bioética e Ética nas Ciências na Unesco tiveram início na década de 70. Ao longo desse período, as prioridades da organização estiveram centradas nas ameaças e problemas globais; conhecimentos e tecnologias não corrompidas e compartilhamento de benefícios.
Devido a importância da ética na Ciência e Tecnologia, Simone informou que a Unesco estabeleceu, desde 1998, a Comissão Mundial sobre Ética do Conhecimento Científico e Tecnológico (Comest). Segundo a consultora, as principais atribuições da Comissão são formular, em bases científicas, princípios éticos que possam esclarecer as escolhas e os impactos ocasionais pelos novos avanços nos campos científico e tecnológico.
A preparação desse primeiro encontro já provocou uma mobilização entre a ESP e a Organização para debater quais os pontos serão considerados nessa cooperação.