Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Escola de Saúde do Estado forma 87 profissionais em imunizações

Publicação:

Todos os formandos posam com os seus diplomas na parte externa da Escola de Saúde Pública.
Capacitação busca qualificar as ações em imunização visando ao aumento das coberturas vacinais e a prevenção de doenças. - Foto: Divulgação/SES

A Escola de Saúde Pública (ESP), vinculada à Secretaria da Saúde (SES), realizou nesta quinta-feira (28) a formatura de mais uma turma do curso de qualificação em imunizações. São 87 profissionais de enfermagem que atuam na Atenção Básica de 44 municípios do Estado que agora estão aptos a atuar em salas de vacina e como multiplicadores do conteúdo. A capacitação busca qualificar as ações em imunização visando ao aumento das coberturas vacinais e a prevenção de doenças.

O projeto é desenvolvido em parceria com a Coordenação Estadual de Imunizações, do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), e as Coordenadorias Regionais de Saúde. A carga horária foi de 92 horas, entre as atividades presenciais na ESP, em Porto Alegre, e o trabalho prático nos próprios municípios.

A coordenadora do curso, Denise Agliozzo, lembrou que esta é a oitava edição do projeto. Por parte do Cevs, a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica, Tani Ranieri, ressaltou que o grupo de recém-formados “pode fazer a diferença e ajudar a mudar o cenário de saúde da população”. Na cerimônia, ela lembrou ainda da pesquisa de opinião desenvolvida pela SES neste ano sobre a não vacinação de crianças. “Embora a desinformação e o descaso sejam as principais causas para os pais ou responsáveis não vacinarem seus filhos, eles ainda colocam as Unidades Básicas de Saúde como um dos principais locais onde buscam informação. Por isso devemos ter profissionais preparados para atendê-los e explicar a importância das vacinas”, afirmou.

O diretor-adjunto da ESP, Marcos Costa da Silva, também parabenizou a turma e falou sobre a evolução das vacinas nas últimas décadas. “A vacinação é o que mais benefícios traz à saúde dentro da Atenção Básica”, comentou.

Uma formanda segura seu diploma e cumprimenta um homem que está atrás de uma mesa. Duas mulheres, ao lado dele, observam a cena. No fundo, outra mulher fala segurando o microfone.
Capacitação busca qualificar as ações em imunização visando ao aumento das coberturas vacinais e a prevenção de doenças. - Foto: Divulgação/SES

A capacitação de profissionais de enfermagem para o trabalho em imunizações é uma demanda frequente por parte dos municípios, principalmente em razão das constantes atualizações do calendário vacinal e pela rotatividade dos profissionais.

O Programa Nacional de Imunizações atua na prevenção, no controle e na eliminação de doenças, disponibilizando diversas vacinas à população. Atualmente, são ofertados gratuitamente 44 tipos de imunobiológicos, incluindo 26 vacinas, utilizados na prevenção e/ou tratamento de doenças. O Rio Grande do Sul possui hoje 1.840 salas de vacina ativas. Todas as salas possuem, no mínimo, um vacinador em atividade, geralmente técnico ou auxiliar de enfermagem capacitado ou treinado para o desempenho das atividades.

Profissionais por município:
1) Alvorada: 7
2) Arroio dos Ratos: 2
3) Barra da Guarita: 1
4) Bom Jesus: 3
5) Butiá: 2
6) Campo Bom: 2
7) Caxias do Sul: 1
8) Capão do Leão: 3
9) Cotiporã: 1
10) Dona Francisca: 2
11) Eldorado do Sul: 7
12) Estrela: 2
13) Faxinal do Soturno: 2
14) Feliz: 2
15) Farroupilha: 1
16) Gravataí: 1
17) Guaíba: 2
18) Ijuí: 1
19) Imbé: 4
20) Ipê: 2
21) Itati: 2
22) Jaguari: 1
23) Lavras do Sul: 1
24) Linha Nova: 1
25) Maquiné: 3
26) Minas do Leão: 2
27) Monte Belo do Sul: 1
28) Morro Reuter: 1
29) Mostardas: 2
30) Nova Araçá: 1
31) Palmares do Sul: 1
32) Pinhal da Serra: 2
33) Porto Alegre: 1
34) Santa Clara do Sul: 1
35) Santo Ângelo: 1
36) São José do Norte: 1
37) São Marcos: 2
38) São Sebastião do Caí: 2
39) Tabaí: 1
40) Tapes: 3
41) Tramandaí: 6
42) Três Coroas: 1
43) Vale Real: 1
44) Vila Maria: 1

Secretaria da Saúde