Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Equipes da SES acompanham ações da Força Nacional do SUS no Vale do Taquari

Publicação:

21 09 força nacional do sus 3

Equipes de Saúde dos municípios atingidos pelas enchentes no Vale do Taquari, do Estado e do Ministério da Saúde realizaram um balanço das ações emergenciais no território, acompanhadas pelo secretário nacional de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Helvécio Miranda Magalhães Júnior, e do vice-governador Gabriel Souza, nesta quinta-feira (21). Pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) esteve presente a secretária adjunta Ana Costa e a diretora do Departamento de Gestão da Atenção Especializada, Lisiane Fagundes.

A comitiva esteve nos municípios de Roca Sales, Muçum e Encantado visitando as estruturas de Saúde, planejando as próximas estratégias para manter os atendimentos à população local. “Nós tivemos a oportunidade de reunir prefeitos, Estado do Rio Grande do Sul e Ministério da Saúde para trabalhar juntos mais uma vez. Agora olhamos para o futuro, pensando nas soluções, em especial de médio e longo prazo. Este foi um momento oportuno para demonstrar que a união vai auxiliar o Vale do Taquari a passar por um momento tão difícil como esse”, falou a secretária Ana Costa.

A Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) está na região afetada desde o dia 6 de setembro, com uma equipe de 36 profissionais de saúde, incluindo funcionários e residentes do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) e técnicos do Ministério da Saúde. De acordo com informações do GHC, a equipe atendeu, até esta quinta-feira (21), 1.681 pessoas, entre atendimentos médicos, de enfermagem, psicossocial e atenção farmacêutica. O Hospital de Campanha do SUS, instalado em Roca Sales, realizou 275 atendimentos no período de dez dias, entre atendimentos médicos, de enfermagem, avaliação de feridos, suturas e com realização de eletrocardiogramas/ECG. O Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) também está com equipe no apoio à assistência no município de Colinas.

Relatório do Ministério da Saúde/GHC indica que até a última segunda-feira (18), foram distribuídos 1.060 medicamentos para atender a população e 1.517 insumos entre eles luvas de látex, fraldas geriátricas, lençol hospitalar, cobertores. O Ministério da Saúde estima em torno de R$ 1,6 milhão/mês para garantir o abastecimento de insumos e medicamentos para o trabalho da Força Nacional do SUS no Vale do Taquari.

“Estamos trabalhando com a Secretaria Estadual da Saúde e com as prefeituras para fazer uma transição do atendimento emergencial e de campanha para as estruturas fixas, assim que possível”, falou o secretário Helvécio. “Daqui para frente é pensar na reestruturação da atenção primária, da unidade hospitalar, a melhoria do financiamento e a reorganização da atenção à saúde, após essa tragédia imensurável. Precisamos dar mais condições de trabalho para atividade de saúde”, concluiu.

21 09 força nacional do sus 2
- - Foto: Rodrigo Ziebell/Palácio Piratini
21 09 força nacional do sus
- - Foto: Grupo Hospitalar Conceição
Secretaria da Saúde