Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Enfrentamento à tuberculose será debatido em encontro no Hospital Sanatório Partenon

Publicação:

O Hospital Sanatório Partenon (HSP), que é referência estadual para tuberculose/HIV, promove nesta terça-feira (13) o I Encontro sobre Intersetorialidade no Cuidado à Pessoa com Tuberculose e Comorbidades: Desafios Atuais. A atividade tem o objetivo de conhecer o panorama atual da doença no Estado e no Brasil, bem como as possibilidades de intervenção intersetorial para os cuidados.

O Encontro se dará no auditório do Hospital, com abertura às 9h. Logo após, a primeira Mesa enfocará “Enfrentamento intersetorial da tuberculose em tempos de crise: experiências atuais e possibilidades de intervenção”, tema dividido em quatro partes. A primeira, situação epidemiológica e comorbidades, ficará a cargo da diretora técnica do HSP, a médica pneumologista Carla Jarczewski. A segunda, coinfecção tuberculose/HIV, será tratada pela enfermeira Aline Sortica, da Coordenação de IST/AIDS, da Secretaria da Saúde (SES). A terceira parte, perspectivas do trabalho em rede na conjuntura atual, estará sob a responsabilidade da assistente social Maria Lucia Silveira, do Grupo Hospitalar Conceição. A quarta e última parte desta Mesa, articulações nacionais em foco na proteção social para a pessoa com tuberculose, estará com a consultora técnica do Programa Nacional de Controle da Tuberculose, do Ministério da Saúde, Aline Beraldo.

No início da tarde, às 13h30min, serão debatidas “Estratégias para o fortalecimento da rede de apoio à pessoa com tuberculose e comorbidades”. O tema trará novamente Aline Beraldo em diálogo com a assistente social Eliziane Ferraz, da Secretaria do Trabalho e Assistência Social, a promotora de justiça de direitos humanos do Ministério Público Estadual, Liliane Pastoriz, do militante do Movimento Nacional de População de Rua, Cícero Gomes, da presidente da Fundação de Assistência Social e Cidadania de Porto Alegre, socióloga Vera Ponzio, da coordenadora do Comitê Estadual Intersetorial de Políticas para a População de Rua, assistente social Cíntia Bonder e, ainda da bióloga Veridiana Machado. O evento está previsto para encerrar às 17h.

Secretaria da Saúde