Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Encruzilhada do Sul inaugura leitos no Hospital Santa Bárbara e assina convênio com a Secretaria da Saúde

Publicação:

-

Nesta sexta-feira (25/11), a cidade de Encruzilhada do Sul inaugurou a unidade de internação de leitos clínicos e cirúrgicos do Hospital Santa Bárbara e assinou convênio para aquisição de mobiliário para a nova unidade de internação. Os recursos são provenientes do programa Avançar na Saúde fase 2, do Governo do Estado.  

O Santa Bárbara destina 85% dos leitos ao Sistema Único de Saúde (SUS). Com a ampliação, aumentará a capacidade de 35 para 48 leitos SUS. O hospital é referência na 8ª Coordenadoria Regional de Saúde em serviços de média complexidade em Traumato-ortopedia, Urologia e Cirurgia Vascular, além de ser porta de entrada de urgência tipo II - estabelecimento hospitalar estratégico classificado como Hospital Especializado.  

Na ocasião, a Secretária da Saúde, Arita Bergmann, destacou o acolhimento recebido pela equipe do hospital. “É visível a eficiência técnica da instituição. A população precisa ser atendida sempre o mais próximo possível da sua residência, e aqui se faz saúde com carinho e qualidade”, ressaltou ao explicar que o investimento faz parte da ação de fortalecimento dos hospitais do Estado do Rio Grande do Sul.   

O prefeito de Encruzilhada, Benito Fonseca Paschoal, agradeceu o empenho para que a casa de saúde tenha chegado aos 88 anos. “Que possamos seguir prestando assistência por mais oito décadas pela frente”, almejou Paschoal.   

A presidente da Congregação das Irmãs Servas da Imaculada Conceição da Virgem Maria – Hospital Santa Bárbara, Irmã Albina Carlesso, ressaltou a importância que o investimento terá a partir de agora. “Esta estrutura sem dúvidas vai contribuir para o conforto e bem-estar dos pacientes, garantindo uma assistência segura e de qualidade”, justificou a Irmã.  

A diretora técnica do hospital, Joseani Cristina de Souza, agradeceu a possibilidade de expandir o atendimento. “Ao mantermos dedicação e qualidade na prática clínica, com ênfase nos pacientes, todos ganham”, evidenciou.   

O mobiliário adquirido nos termos do convênio corresponde a:  

  • cadeira de rodas obeso  

  • suporte de soro móvel  

  • escadinha de dois degraus  

  • poltrona reclinável  

  • tamborete para banho  

  • suporte de soro parede  

  • bebedouro  

  • 13 mesas de cabeceira/refeição (sob medida)  

  • 06 roupeiros duplos (sob medida)  

  • 01 bancada para computador posto de enfermagem (sob medida)  

  • 01 mesa auxiliar com gavetas (sob medida)  

Ao final da cerimônia, foi realizado o descerramento da placa de inauguração da unidade de internação de leitos clínicos e cirúrgicos e foi conduzida visita às novas instalações. Também estiveram presentes na solenidade a paciente dos ambulatórios que realizou três cirurgias no hospital, Lia Laura Guterres de Freitas, o diretor do Pronto Socorro, Éverton Camargo da Silva, o coordenador da 8ª CRS, Júlio Roberto Lopes, o deputado estadual Frederico Antunes e o deputado estadual Eleito Edivilson Brum. 

Secretaria da Saúde