Encontro Estadual reúne equipes de Consultórios na Rua
Publicação:

Foi realizado, nos dias 26 e 27 de setembro, o II Encontro Estadual das Equipes de Consultório na Rua do Estado do Rio Grande do Sul, reunindo profissionais de saúde que atuam no atendimento à população em situação de rua, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
Com o objetivo de proporcionar a troca de experiências entre as equipes e fortalecer essa rede assistencial, o evento ocorreu na Faculdade de Enfermagem da UFRGS e foi promovido pelo Comitê Técnico Estadual de Saúde da População em Situação de Rua, instituído pela Portaria Nº 264/2022 da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Acesse aqui a Portaria que institui o Comitê Técnico Estadual de Saúde da População em Situação de Rua
Fazem parte do comitê, além da SES, a Prefeitura Municipal de Saúde de Porto Alegre, o Grupo Hospitalar Conceição, o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Unisinos, Ministério da Saúde, Hospital Sanatório Partenon, Coordenadorias Regionais de Saúde, Escola de Saúde Pública e Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS).
Durante os dois dias de evento, a programação contou com mesas de debates e desenvolvimento de oficinas onde 183 pessoas, entre profissionais de saúde, usuários/as e ativistas do movimento social da população em situação de rua do Estado. O compartilhamento de experiências da rede e de coletivos e uma mesa alusiva aos 13 anos da Equipe de Consultório na Rua - GHC “Pintando Saúde”, além da apresentação da rede nacional de atendimento à população, também foram apresentados, entre outros temas.

A atenção à saúde desta parcela da população é orientada pelas diretrizes da Política Nacional para a População em Situação de Rua (PNPSR) e conta com 11 equipes habilitadas pelo Ministério da Saúde que estão distribuídas em sete municípios das macrorregiões Sul, Metropolitana e Centro-Oeste do Estado.
O trabalho do Comitê Técnico Estadual destaca-se como estratégia de construção da rede de consultórios de rua no RS, em conjunto com a área técnica de saúde da população em situação de rua/ SES, e tem como atribuições formular, sistematizar, apoiar, monitorar e avaliar no âmbito estadual a implementação das políticas públicas direcionadas a essa população.
