Dopping no esporte é destaque em congresso de toxicologia da Região Sul
Publicação:
"Dopagem nos esportes", com o médico gaúcho Eduardo De Rose, presidente da Comissão Médica da Organização Desportiva Sul-Americana (Odepa), é destaque como conferência de abertura do I Congresso Sul de Toxicologia Clínico Laboratorial - Toxsul. O evento será realizado em Porto Alegre, no Salão de Atos II da Reitoria da UFRGS, com abertura solene nesta segunda-feira (19), às 18h30min, e programação que se estende até quinta-feira (22).
Trata-se de uma promoção das universidades federais de Santa Maria e Rio Grande do Sul (UFSM/UFRGS), com apoio da Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde-Fepps, instituição vinculada à Secretaria Estadual da Saúde. Informações e inscrições nos sites http://w3.ufsm.br/toxsul/index.php e http://www.ageventos.com.br/ , fones 51.3333.2428/9952.1513.
Além da palestra do médico De Rose, o dopping no esporte estará presente no evento que ocorre às vésperas da Olimpíada de Pequim com treinamento desportivo de alto rendimento, controle de qualidade no dopping e desafios no controle de dopagem, a cargo de Elio Carravetta (IPA/RS), Lúcia Pinto Damasceno (Polícia Federal/RJ) e Henrique Gualberto Pereira (UFRJ).
Conforme o diretor-técnico da Fepps, Alberto Nicolella, também serão debatidos outros temas socialmente importantes, como toxicologia dos medicamentos, do trabalho e forense. O Centro de Informação Toxicologia-CIT/RS, por exemplo, departamento técnico da Fepps, estará no painel "Toxicologia de Emergência: Animais Peçonhentos", tratando de aspectos clínicos e análises de laboratórios em acidentes envolvendo seres humanos em contato com serpentes, aranhas e lagartas.
Ainda serão destaques no evento painéis sobre drogas de abuso, dependência química, exposição a agrotóxicos, perícia toxicológica, metais e indicadores biológicos de exposição a agentes tóxicos no ambiente de trabalho.