Documentário Arte da Loucura estreia no Hospital Psiquiátrico São Pedro

20141210181650cartaz-arte-da-loucura.jpg
Esse é o segundo filme de uma trilogia sobre o tema da loucura realizado pelas diretoras gaúchas Karine Emerich e Mirela Kruel - Foto: Divulgação

Uma experiência que provocou os limites entre a loucura e a arte e promoveu a interação entre o cuidado e a cultura dentro do Hospital Psiquiátrico São Pedro (HPSP), em 2013, será contada em um média-metragem realizado pelas diretoras gaúchas Karine Emerich e Mirela Kruel. Arte da Loucura apresenta a residência artística do grupo de teatro italiano Accademia Della Follia no HPSP, que envolveu artistas-loucos, estudantes e trabalhadores da saúde mental. O documentário será lançado pelo projeto São Pedro em Movimento no dia 18 de dezembro, a partir das 17h45, no pátio do hospital.

Com a participação de diversos grupos de teatro, música e dança, o evento de lançamento marca a consolidação de um novo momento da instituição. A partir de relações de inclusão da comunidade do São Pedro com a sociedade, o antigo hospital psiquiátrico está se tornando uma referência de produção artística descentralizada da cidade.

17h45  Apresentação do grupo Oigalê

18h       Cena do espetáculo cômico As Alegres Latinas de Poa, do Núcleo de Estudos e

Experimentação da Linguagem Cênica (Neelic)

18h30   In_Visíveis Pocket Show, encenação concebida com base em vivências realizadas junto

à população em situação de rua

19h      Banda Lá Fora - do baião ao chamamé, composições próprias que misturam músicas

regionais de todo o Brasil

19:30   Nau da Liberdade, o grupo que dá continuidade às oficinas iniciadas pela Accademia

Della Follia, apresenta uma cena

20:00  Exibição do documentário Arte da Loucura

Documentário integra trilogia sobre loucura

O média-metragem Arte da Loucura é o segundo título da trilogia sobre loucura que as diretoras Karine Emerich e Mirela Kruel realizam. O primeiro, chamado Ruínas da Loucura (2008), repercutiu nacionalmente entre os interessados no tema da reforma psiquiátrica. Com financiamento da Secretaria Estadual da Cultura, através do Pró Cultura/RS, o novo trabalho mostra as oficinas realizadas pelo grupo italiano  Accademia Della Follia que resultaram na montagem do espetáculo Azul como a Liberdade,  apresentado em 18 de maio de 2013, Dia da Luta Antimanicomial.

A dupla de diretoras acompanhou o processo da residência e o espetáculo, produziu algumas cenas, recriou para a linguagem audiovisual o texto teatral e realizou entrevistas. Com este material, desenvolveu o documentário, que trata a temática da loucura de forma inovadora, propondo uma reflexão sobre a importância da arte em sua abordagem terapêutica.

Experiência fundou o Nau da Liberdade

Das oficinas de teatro com o grupo italiano surgiu o grupo Nau da Liberdade, composto hoje por 23 artistas, entre usuários e trabalhadores do HPSP e residentes da área da Saúde e da Arte. Entre os usuários que compõem o grupo estão ex-moradores do hospital que hoje vivem em residenciais terapêuticos, usuários que ainda residem em unidades de moradia do hospital, mas que estão em processo de transferência para residenciais, e pessoas acompanhadas por outros serviços da rede. O grupo se reúne para ensaiar três vezes por semana no São Pedro e já montou seu segundo espetáculo, chamado “O Resgate”, que foi apresentado em diversas cidades, inclusive no Rio de Janeiro.

São Pedro em Movimento

O Nau, o o lançamento do documentário e a parceria com grupos de teatro, música e dança são ações do São Pedro em Movimento. O projeto tem o objetivo de promover uma transformação na instituição, a partir da abertura de suas portas para a comunidade e da mudança do vínculo dos usuários com o hospital, tornando-o um local de criação, cuidado, autonomia e cidadania.

É iniciativa do projeto a revitalização que inclui acordo de cooperação técnica entre a SES e a Secretaria Estadual de Cultura com o objetivo de dar continuidade do uso cultural dos blocos 5 e 6 do HPSP. Fazem parte do Condomínio Cênico do Hospital os grupos: Falos e Stercus, Oigalê, Povo da Rua, Neelic e Caixa Preta.

Texto: Nanda Duarte