Dia de Combate à Sífilis Congênita terá atividades sábado na Redenção
Publicação:
Neste sábado (21), Dia Nacional de Combate à Sífilis Congênita, técnicos da Secretaria Estadual da Saúde (SES) vão estar à disposição da população para informações sobre a doença. A iniciativa, promovida pelo Centro de Estudos de Aids/DST do Estado (Ceargs), ocorre em um estande montado no Parque Farroupilha, ao lado do Arco do Expedicionário, na Capital, das 9h às 16h. As 19 Coordenadorias Regionais de Saúde e os municípios gaúchos estarão realizando, neste dia, ações de intervenção e prevenção, de acordo com sua realidade. Serão palestras, distribuição de material informativo, oficinas de atualização e oferecimento do teste às gestantes. Em novembro, dia 10, ocorre o Fórum de Combate à Sífilis Congênita (adquirida durante a gestação), no Hotel Coral Tower. Na oportunidade, será lançado o Comitê Estadual de Investigação de Casos de Sífilis Congênita, que acolherá a notificação compulsória e apuração dos registros.
A sífilis é uma doença infecciosa grave. Quando acomete gestantes, apresenta grande risco para a saúde do bebê podendo até levá-lo à morte. Sabe-se que mais de 50% das crianças infectadas não apresentam sintomas ao nascer, porém a infecção pode levar a graves seqüelas, daí a importância da triagem sorológica da mãe na gravidez e no parto. Nos últimos cinco anos, foram notificados à SES uma média de 250 novos casos da doença por ano no RS. Os demais adultos acometidos pela doença são computados à parte, como Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs).
O município de Alvorada fará atividades no dia 28, em três Unidades Básicas de Saúde (PAM 8, UBS Campos Verdes e UBS Intersul), onde serão oferecidos, somente para as gestantes e seus parceiros, coleta de exames laboratoriais, dando ênfase ao de sífilis e HIV, atualização de vacinas, revisão médica, orientações nutricionais e cuidados com o bebê. Para os filhos destas gestantes que estiverem acompanhando suas mães, serão oferecidas atividades educativas e recreativas.