Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Curta-metragem sobre o Hospital Colônia Itapuã recebe quatro prêmios em Festival Internacional de Documentários

Publicação:

O Festival Internacional de Documentários, mais conhecido como "É Tudo Verdade", em sua 17ª edição, anunciou, na noite de sábado, dia 31 de março, em São Paulo, os seus vencedores. Entre eles, está o curta " A Cidade", de Liliana Sulzbach, que recebeu quatro prêmios : Melhor curta-metragem competição brasileira , Melhor Documentário, Menção Honrosa e Prêmio Aquisição Canal Brasil de Incentivo ao curta-metragem. Com roteiro, direção e produção executiva de Liliana Sulzbach, o curta-metragem retrata o cotidiano e as memórias dos usuários moradores do Hospital Colônia Itapuã. A instituição, vinculada à Secretaria Estadual da Saúde, distante 48 Km da Capital, e de outros centros urbanos, está localizada no município de Viamão, e foi inaugurada em 11 de maio de 1940.

Na época, atendia à uma política de saúde pública que segregava indivíduos portadores de Hanseníase. Localizado em uma área de 1251 hectares, era responsável por atender toda a população do Rio Grande do Sul, recebendo ao longo de sua história 1.454 pessoas oriundas de diferentes lugares. A localidade, que está em vias de desaparecer, hoje conta com apenas 40 moradores, todos acima de 60 anos. O documentário mostra que ninguém gosta de lembrar que um dia ali foram isolados centenas de portadores do Mal de Hansen, mesmo que para muitos a lembrança inscreva-se no próprio corpo.

"É Tudo Verdade" é considerado o principal evento nacional e continental dedicado ao documentário. O diretor do Departamento de Coordenação dos Hospitais do Estado, Antônio Fernandes, destaca a premiação do curta-metragem " A cidade " nesse festival e afirma que "o filme representa um grande trunfo para o resgate da cidadania dos hansenianos".

 

Secretaria da Saúde