Curso Território da Escuta qualifica ações de Saúde Mental na Atenção Primária
Publicação:

A partir desta quarta-feira, 28 de junho, até 14 de julho, ficam abertas as inscrições para a 1ª edição do curso Território da Escuta: qualificação em Saúde Mental para Atenção Primária em Saúde (APS).
Na modalidade à distância, o curso tem carga total de 40 horas. Nesta 1ª edição, serão oferecidas 250 vagas para profissionais da APS de municípios de quatro macrorregiões do Estado (Metropolitana, Serra, Sul, Missioneira). A próxima edição oferecerá mais 250 vagas, para as demais macrorregiões (Norte, Vales e Centro-Oeste|), abrangendo todo o território do Rio Grande do Sul.
Promovido pela Coordenação Estadual de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas da Secretaria Estadual da Saúde (SES) e certificado pela Escola de Saúde Pública (ESP) o curso apresenta conhecimentos e ferramentas práticas para instrumentalizar os trabalhadores da APS a identificar as demandas de Saúde Mental. A partir dessa identificação, essas demandas poderão ser incluídas no processo de trabalho e, assim, serem ampliadas as intervenções e as ações serem desenvolvidas em conjunto com as equipes da Rede de Atenção Primária em Saúde (RAPS) e da rede intersetorial.
Conforme o especialista em Saúde da Coordenação de Saúde Mental da SES, Nathaniel Pires Raymundo, coordenador técnico do curso, a proposta pedagógica conta com uma metodologia inovadora. “O curso tem como fio-condutor o acompanhamento de uma fictícia história sobre a ocorrência de um surto em um território de APS, em que ninguém consegue se escutar. Para encontrar as pistas do conhecimento que poderá reverter esse e outros sintomas, os participantes do curso terão de embarcar na aventura do Território da Escuta”.
Ele explica que a ideia é proporcionar uma experiência instigante e leve, através de uma narrativa lúdica e transformadora, na qual os trabalhadores possam se identificar com as situações e desafios para realizar o cuidado em saúde mental na APS.
“Os participantes do curso poderão adquirir novos conhecimentos e ferramentas para qualificar a sua atuação, conforme a evolução dos personagens, das aulas em vídeo e de exercícios interativos de fixação.”, afirma Nathaniel. “O curso não se preocupa apenas em transmitir o aprendizado de informações, mas entende que a forma de comunicar e de se relacionar com as experiências aprendidas é fundamental no fazer do cuidado em saúde mental”, conclui.
Será desenvolvido em quatro módulos nos quais serão disponibilizadas videoaulas, podcasts, textos de apoio e materiais complementares através do Moodle.
Conheça os módulos que formam o curso:
As inscrições podem ser feitas no link: Curso Território de Escuta