Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Curso qualifica profissionais para diagnóstico e prevenção de intoxicações por agrotóxico

Publicação:

A imagem mostra a gravura de um tubo químico. Dentro do tubo, uma fruta.
Intoxicação por Agrotóxico - Foto: Divulgação SES/RS

As inscrições para o curso de educação a distância (EaD) “Intoxicação por Agrotóxicos: noções gerais” já estão abertas e podem ser feitas pelo link (https://www.ufrgs.br/telessauders/cursos/curso-ead-de-intoxicacao-por-agrotoxicos-nocoes-gerais-1a-edicao/) até dia 29 de junho. Dirigido a profissionais da saúde de nível superior e aos que atuam na Vigilância em Saúde, o curso tem por objetivo capacitar e qualificar os participantes para identificar casos suspeitos de intoxicação aguda ou crônica por agrotóxicos, desenvolver estratégias e procedimentos para promoção, prevenção, diagnóstico e acompanhamento da saúde das pessoas expostas. Aborda a exposição humana a agrotóxicos como um problema de saúde pública e orienta ainda sobre a importância da notificação dos casos no sistema de informação. A ação é promovida pela Secretaria Estadual de Saúde, por meio do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) e do Núcleo de Telessaúde Técnico-Científico da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (TelessaúdeRS/UFRGS).

 

O Rio Grande do Sul é importante produtor agrícola e utiliza como insumo grande quantidade de agrotóxicos. O curso foi concebido para fazer frente aos riscos a que estão expostos os trabalhadores rurais gaúchos e aos perigos da contaminação do ar, do solo, da água e dos alimentos.

As aulas que iniciam em 30 de junho e encerram em 14 de setembro tratarão, entre outros temas, da exposição e impactos dos agrotóxicos na saúde humana, aspectos gerais sobre diagnóstico e tratamento e o controle dos agrotóxicos no Brasil. Também serão abordadas a vigilância epidemiológica das intoxicações por agrotóxicos e sua notificação no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN). O curso disponibiliza 500 vagas para profissionais da rede pública do Estado.

Secretaria da Saúde