Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Comitê Gestor

O Comitê Gestor deste Plano é formado por 27 instituições que se reúnem de forma periódica e articulada. As instituições participantes são:

A Unidade Especial de Atenção à Pessoa Idosa (SEDES), tem por competência planejar, coordenar e executar as políticas para a pessoa idosa, em parceria com os demais órgãos (Lei nº 15.934 de 2023). Atualmente possui uma equipe multiprofissional, a qual também atua no apoio técnico e administrativo junto ao Conselho Estadual da Pessoa Idosa.

Para mais informações, acesse a página da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social.

A Secretaria de Inovação Ciência e Tecnologia apoia os Programas Institucionais de todas as Secretarias de Estado com o objetivo de estimular a inovação nos projetos de forma transversal.

Para mais informações, acesse a página da Secretaria Estadual de Inovação,Ciência e Tecnologia.

A Escola de Saúde Pública (ESP), é um órgão da Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Sul (SES) que regularmente oferta Curso de Formação de Cuidador de Pessoas Idosas, em modalidade híbrida em parceria com Divisão das Políticas dos Ciclos de Vida/Política de Saúde da Pessoa Idosa (DAPPS). O objetivo do curso que ofertamos é formar cuidadores de pessoas idosas, familiares ou leigos de nível médio, pela construção de conhecimentos teóricos e práticos sobre o envelhecimento e cuidado diário, capazes de habilitá-los para a prática de cuidados à saúde e bem-estar da pessoa idosa, no âmbito domiciliar e/ou institucional, visando a promoção do cuidado integral, convívio familiar e comunitário, além da melhoria da saúde e da qualidade de vida.

Para mais informações, acesse o site da Escola de Saúde Pública da Secretaria Estadual da Saúde.

Cuidado paliativo é uma abordagem realizada por equipe multidisciplinar, que busca melhorar a qualidade de vida de pacientes e suas famílias que enfrentam doenças graves. É indicado que ele se inicie o mais precocemente possível, desde o momento de um diagnóstico, associado com outros tratamentos. A Academia Estadual de Cuidados Paliativos do Rio Grande do Sul está comprometida em promover e garantir que esse cuidado chegue a todos que precisem.

Para saber mais, acompanhe no Instagram.

A ABRAz – Associação Brasileira de Alzheimer é uma entidade privada de natureza civil, sem fins lucrativos, que reúne familiares, familiares-cuidadores e cuidadores profissionais em seu quadro associativo, para, a partir de suas vivências e conhecimentos, desenvolver ações em favor das pessoas acometidas pela doença de Alzheimer (DA) e oferecer apoio ao familiar-cuidador. Fundada em 16 de agosto de 1991, em São Paulo, tem em sua missão o apoio social, emocional e informativo a familiares; a promoção de estimulação cognitiva e social a pacientes; a produção e difusão de conhecimento sobre a Doença de Alzheimer e outras demências e; a articulação com agentes que promovem ações em benefício dos pacientes e cuidadores.

A ABRAz conta atualmente com cerca de 13 mil associados e atua nos Estados brasileiros por meio de suas 23 Regionais (com 51 Sub-regionais) espalhadas pelas cinco regiões do país.

Fale conosco. Nós podemos te acolher. Saiba mais em nosso Instagram.

O Departamento Científico de Neurologia Cognitiva e do Envelhecimento da Academia Brasileira de Neurologia se dedica ao estudo criterioso da evidência científica na área, mantendo a Neurologia como protagonista dos avanços em Doença de Alzheimer e distúrbios correlatos. O departamento científico tem como missões elevar a qualidade da educação médica, liderar o avanço das pesquisas, atuar na divulgação científica e promover colaborações entre todos os interessados nas neurociências cognitivas e do envelhecimento.

Saiba mais em: https://abneuro.org.br/dc/neurologia-cognitiva-e-envelhecimento.

Para mais informações, acompanhe no Instagram do Centro.

Cuidado centrado no paciente e valor baseado em desfechos clínicos são algumas das premissas que norteiam o trabalho do Hospital Moinhos de Vento, desde a sua inauguração em 2 de outubro de 1927. Hoje, nossos valores, práticas médicas, assistenciais e de gestão ultrapassam fronteiras, sendo referência nacional e internacional.

Outras informações, acesse a página do Hospital Moinhos de Vento.

O Centro de Neurologia Cognitiva e do Comportamento Hospital de Clínicas de Porto Alegre é uma referência em pesquisa clínica e atendimento especializado a pacientes com demências. Nosso centro combina a excelência no cuidado aos pacientes com a inovação científica, oferecendo um ambiente multidisciplinar e altamente qualificado para diagnóstico, tratamento e acompanhamento de indivíduos com demências. Em nosso centro desenvolvemos pesquisas clínicas em fases precoces das demências, com a utilização de biomarcadores específicos para a doença de Alzheimer. Além disso, participamos de estudos clínicos que avaliam medicamentos para algumas doenças neurodegenerativas.

Mais informações em: hcpa.edu.br/assistencia-servicos-medicos-neurologia.

Centro de pesquisas sem fins lucrativos, com finalidade de gerar conteúdos para um uma vida longa e saudável, através de pesquisas, que são publicadas em revistas científicas e leigas. Contamos com equipe de pesquisadores multiprofissionais, de alto nível técnico-científico. O Instituto tem finalidade além das pesquisas, de ensino, gerando inúmeras dissertações e teses.

Para mais informações acesse a página do Instituto.

O InsCer é o Instituto de pesquisa, assistência e inovação em saúde da PUCRS, idealizado para colocar a ciência à serviço da vida das pessoas. Atendemos pacientes, médicos, pesquisadores, estudantes e empresas que buscam compreender, diagnosticar e tratar doenças diversas, especialmente àquelas relacionadas às áreas de neurologia e oncologia. Para isso, somos o único instituto no Brasil que reúne, em um só lugar, um centro de diagnóstico por imagem com os mais avançados equipamentos de radiologia e medicina nuclear. um centro de pesquisa clínica e pré-clínica com padrão internacional, e um centro de produção de radiofármacos. Dessa forma, atuamos de forma integrada para cumprir nosso papel no mundo: oferecer o melhor em tecnologia e inovação a favor da saúde.

Trata-se de uma entidade filantrópica, parte da Rede Marista, e mantida pela União Brasileira de Educação e Assistência (UBEA).

Para mais informações acesse: inscer.pucrs.br.

A PUCRS é uma instituição confessional e privada sem fins lucrativos, que mantém vínculo jurídico com sua mantenedora, a União Brasileira de Educação e Assistência – UBEA, instituição filantrópica que compõe a Rede Marista. Foi equiparada à universidade por meio do Decreto nº 25.794, de 9 de novembro de 1948. Na condição de Instituição Comunitária de Educação Superior (Ices) reconhecida pela lei 12.881/2013, a qual dispõe sobre a definição, qualificação, prerrogativas e finalidades das Ices, é afiliada ao Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) e à Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (Abruc).

Em um cenário de constantes mudanças, ser uma nova universidade para uma nova sociedade, reconhecida pelo seu impacto e relevância, nos desafia a ousar o novo, ousar o futuro com audácia e coragem para olhar com novos olhos o que precisamos mudar, assim como abraçar as oportunidades capazes de nos fazer chegar ainda mais longe, buscando nos manter na vanguarda do ensino, pesquisa, inovação e desenvolvimento (PUCRS, 2023). 

PUCRS possui 59 cursos de graduação presencial, 10 cursos de graduação online, mais de 120 Opções de cursos de Especialização e MBA, presenciais e online.

Outras informações, acesse a página da PUCRS.

É uma associação de caráter civil, sem fins lucrativos, com finalidades científicas e educacionais. Entre seus objetivos estão congregar profissionais de nível superior que se interessem pela Geriatria e Gerontologia no Rio Grande do Sul; promover o intercâmbio científico mediante a realização de congressos, jornadas, seminários, cursos e outras manifestações de caráter cultural; estimular iniciativas e ações de amparo à velhice e cooperar com outras organizações interessadas em atividades educacionais, assistenciais e de pesquisas relacionadas com a Geriatria e Gerontologia.

Para mais informações acesse a página da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, Seccional Rio Grande do Sul.

Criado em 2007, o TelessaúdeRS-UFRGS é um núcleo de pesquisa vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Ao longo dos anos, desenvolve diversos projetos e ações estratégicos, voltados para atender às principais demandas de atendimento à população, que beneficiam centenas de pessoas de todo o Brasil. O principal objetivo do Telessaude é melhorar a saúde da população por meio da telemedicina/telessaúde. Além de qualificar o trabalho das equipes de Atenção Primária à Saúde (APS) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), ajudar na tomada de decisão clínica e gerencial e aumentar a resolutividade, fortalecendo os atributos da APS, orientados pelos princípios do SUS e pela melhor e mais atual evidência científica.

Mais informações em: ufrgs.br/telessauders.

A Universidade Federal de Santa Maria foi a primeira universidade federal criada no interior, fora de uma capital brasileira. Oferece mais de 130 cursos e possui mais de 30 mil estudantes.

Para mais informações sobre as iniciativas voltadas a saúde da população idosa, acesse:

Para mais informações, acesse a página da Universidade Federal de Pelotas.

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com sede em Porto Alegre, capital do Estado do Rio Grande do Sul, é uma instituição centenária, reconhecida nacional e internacionalmente. Ministra cursos em todas as áreas do conhecimento e em todos os níveis, desde o Ensino Fundamental até a Pós-Graduação.

Para mais informações, acesse a página da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

 

Para mais informações, acesse a página da Universidade Feevale.

O Grupo AMICA (Assistência Multidisciplinar Integrada aos Cuidadores de Pessoas com Doença de Alzheimer) se configura como um grupo de Extensão da Universidade Franciscana (Santa Maria/RS) com mais de 18 anos de atuação, congregando professores, estudantes, cuidadores familiares e profissionais, no intuito de melhorar a qualidade de vida do cuidador e do paciente, bem como proporcionar aos acadêmicos um ambiente de transformação e aprendizado. As temáticas abordadas nos encontros são inspiradas nas necessidades de cuidado observadas no dia a dia dos cuidadores, que originam oficinas, grupos de estudo, criação de materiais físicos e digitais, palestras, cursos e dinâmicas, além de fomentar a pesquisa científica sobre a Doença de Alzheimer, especialmente na criação de gerontotecnolgias de cuidado.

Para saber mais, acesse a página do Grupo Amica ou acompanhe no Instagram.

 

Para mais informações, acesse a página da Unilasalle.

Secretaria da Saúde