Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Continua aberto o credenciamento de hospitais privados para disponibilização de leitos de UTI

Publicação:

Governador fala sendo filmado e a e secretária ao lado dele, o ouvindo atentamente
O edital estará vigente pelo período que durar a situação de calamidade pública - Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini

Continua aberto o processo de credenciamento de hospitais privados que possuem leitos de UTI Adulto disponíveis para internação, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), de pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), suspeitos ou confirmados da Covid-19. Os hospitais que se credenciarem receberão o valor R$ 1,6 mil por diária utilizada.

O credenciamento é regulado pelo edital de chamamento público aos estabelecimentos hospitalares,  anunciado pelo governador Eduardo Leite e pela secretária da Saúde, Arita  Bergmann,  quando foi publicada a edição extra do Diário Oficial do dia 8 de maio de 2020.  O governador ressaltou que a iniciativa tem por objetivo ampliar a capacidade de atendimento pelo SUS, colocando leitos da rede privada à disposição da rede pública. As instituições credenciadas vão prestar serviços conforme a demanda e por solicitação da Central Estadual de Regulação Hospitalar.

A secretária afirmou  que com esta medida, a SES se antecipa às necessidades que porventura aconteçam no Rio Grande do Sul com relação a leitos de UTI. “Este edital possibilita à rede privada o atendimento a pacientes da Covid-19 de forma complementar, conforme prevê a legislação", explica. 

O edital estará vigente pelo período que durar a situação de calamidade pública decorrente da pandemia de coronavírus. O hospital que tiver interesse em disponibilizar seu leitos será credenciado e assinará um contrato com a Secretaria da Saúde.

O Edital de Chamamento está publicado na íntegra no site https://coronavirus.rs.gov.br/credenciamento-de-leitos

Secretaria da Saúde