Consultas e exames de oftalmologia são ampliados no Hospital São Paulo de Lagoa Vermelha
Entidade aderiu ao Programa Mais Acesso a Especialistas
Publicação:
![Entidade aderiu ao Programa Mais Acesso a Especialistas na área de oftalmologia.](/upload/recortes/202502/07144230_325830_GD.jpg)
Foi assinado nesta sexta-feira (07/02) o contrato para ampliação dos serviços no Hospital São Paulo, de Lagoa Vermelha, por meio do Programa Mais Acesso a Especialistas do Ministério da Saúde. No local, na área de oftalmologia, haverá um acréscimo de 600 Ofertas de Cuidados Integrados (OCIs), como são definidas as consultas e exames especializados.
O ato contou com a presença da secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann. Na oportunidade, ela escutou do diretor superintendente da Fundação Araucária, mantenedora do hospital, Ademir Perineto, os agradecimentos dos investimentos na instituição. “Há poucos dias tivemos a oportunidade de estar em Porto Alegre assinando o convênio para a nossa hemodiálise. Tenho a certeza de que muitas pessoas vão economizar tempo e quilômetros assim que tivermos esse serviço de hemodiálise aqui. Estamos totalmente dispostos a acolher esses programas do Governo do Estado, que quem ganha com isso é a população”, disse ele.
“As vidas das pessoas podem ser transformadas quando se tem a possibilidade, através do diálogo, fazermos as construções conjuntas para oferecer serviços como foi o projeto da hemodiálise”, afirmou no evento a secretária Arita.
Para a construção da unidade de hemodiálise, o investimento do Governo do Estado será de R$ 1,8 milhão. A iniciativa visa proporcionar maior conforto e qualidade de vida aos pacientes, permitindo que realizem o tratamento mais próximo de suas residências.
O prefeito Eloir Morona, ex-secretário municipal de saúde, lembrou um pouco do histórico recente do hospital. “Em janeiro de 2027, nós estávamos em uma reunião com a direção do hospital, que pretendia fechar as portas da entidade porque não tinha condições de mantê-la. Porém, com muito esforço, muito trabalho, muita conversa e com apoio do Governo do Estado, que voltou a repassar em dia nós conseguimos reorganizar e projetar as coisas para, entre aspas, salvar o hospital”, recordou.
![Entidade aderiu ao Programa Mais Acesso a Especialistas na área de oftalmologia.](/upload/recortes/202502/07144224_325819_GDO.jpg)
Programa Mais Acesso a Especialistas
Além de Lagoa Vermelha, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) realizou nesta semana outras duas assinaturas pelo Mais Acesso a Especialistas. Nesta quinta-feira (06/02), com o Hospital Santa Lúcia, de Casca, foi firmada a prestação de 600 atendimentos em otorrinolaringologia. Já no Hospital Santo Antônio, de Tapejara, serão 960 OCIs. Dessas, 360 serão na especialidade de oncologia (na subespecialidade de ginecologia) e outras 600 na especialidade de otorrinolaringologia.
Em janeiro, já haviam sido formalizados 27 outros contratos com hospitais de diversas regiões do Estado, que permitirão a ampliação de 33 mil consultas e exames por ano em cardiologia, oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia e oncologia, além daquelas já contratualizadas.
A expectativa é que, no total, sejam realizadas por ano no Estado mais 283,2 mil novos atendimentos. Do total, 177,8 mil já estão definidas, das quais 35 mil já foram assinadas com hospitais de municípios sem gestão plena da saúde.
Hospitais que já aderiam ao programa:
- Hospital Regional de São Jerônimo
- Hospital Santa Terezinha (Erechim)
- Hospital Regional de Santa Maria
- Hospital Santo Antônio (São Sepé)
- Associação dos Trabalhadores de Ronda Alta
- Hospital de Caridade (Santo Ângelo)
- Fundação Hospitalar de Rolante
- Hospital Associação Santo Onofre (Cacequi)
- Hospital Bom Pastor (Ijuí)
- Hospital Caridade (Três Passos)
- Hospital Comunitário e Beneficente de Nonoai
- Hospital de Alvorada
- Hospital de Caridade Nossa Senhora da Conceição (Piratini)
- Hospital de Clínicas (Ijuí)
- Hospital Nossa Senhora Aparecida de Camaquã
- Hospital Montenegro (Montenegro)
- Hospital Oswaldo Cruz (Horizontina)
- Hospital Santo Afonso (Cândido Godói)
- Hospital São Luiz Gonzaga (São Luiz Gonzaga)
- Hospital São Roque (Getúlio Vargas)
- Hospital Universitário Urcamp (Bagé)
- Hospital Bom Pastor (Santo Augusto)
- Hospital São Vicente de Paulo (Osório)
- Hospital Santo Antônio da Patrulha
- Hospital Tramandaí
- Hospital Nossa Senhora dos Navegantes (Torres)
- Hospital Santa Luzia (Capão da Canoa)
- Hospital Santa Lúcia (Casca)
- Hospital Santo Antônio (Tapejara)
- Hospital São Paulo (Lagoa Vermelha)
Especialidades e nº de OCIs já firmadas:
- Oftalmologia: 11.100
- Ortopedia: 8.400
- Otorrinolaringologia: 3.384
- Cardiologia: 1.140
- Oncologia: 10.980
- Total: 35.004