Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Conselheiros de saúde da Região Sul discutem financiamento do SUS

Publicação:

Aglaé fala ao microfone acompanhada de mais três homens. Todos estão sentados.
Aglaé Regina da Silva representou a Secretaria Estadual da Saúde - Foto: Bruno Biguá

A secretária adjunta da Saúde, Aglaé Regina da Silva, participou na manhã desta quinta-feira (9) da oficina da macrorregião sul sobre orçamento e financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS). O evento foi realizado no auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari, em Porto Alegre.

Para um público formado por conselheiros estaduais e municipais de saúde do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, Aglaé falou que o tema do financiamento tem sido o foco principal para se alcançar um SUS de qualidade e com os princípios fundamentais assegurados. “Precisamos ter o financiamento garantido nos três níveis de poder”, afirmou.

Na oportunidade, ela fez um registro valorizando a aproximação entre o Conselho Nacional de Saúde (CNS) e a Secretaria Estadual da Saúde. “Nós todos, gestores, usuários, prestadores e profissionais de saúde temos que estar juntos, apesar das divergências”, salientou.

Também convidou o Conselho Estadual da Saúde (CES) para participar do processo de elaboração do Plano Plurianual e da Lei de Diretrizes Orçamentárias do Governo do Estado. “É importante estarem juntos desde o início das discussões, participando dos momentos de formulação desses instrumentos de gestão”, afirmou Aglaé.

Também participaram da oficina, o presidente do CNS, Fernando Zasso Pigatto, o presidente do CES, Claudio Augustin, e o conselheiro da Comissão Intersetorial de Orçamento e Financiamento do (Cofin/CNS), André Luís de Oliveira.

A oficina foi preparatória para a 16ª Conferência Nacional de Saúde 2019, que será realizada de 2 a 7 de agosto em Brasília, com o tema “Democracia e Saúde”.
A Conferência Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul será realizada nos dias 24, 25 e 26 de maio, no Auditório Araújo Vianna, em Porto Alegre.

Por Neusa Jerusalém
Secretaria da Saúde