Congresso do Cosems aborda perspectivas da Atenção Primária em Saúde
Publicação:

Dentro da programação do 33º Congresso das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS), aberto nesta segunda-feira (30/10), em Bento Gonçalves, a diretora do Departamento de Atenção Primária e Políticas de Saúde da Secretaria Estadual da Saúde (SES), Tatiane Bernardes, participou, da mesa “Perspectivas da APS: Onde estamos e para onde vamos?”. Essa atividade também contou com as presenças do secretário de Atenção Primária à Saúde (Saps) do Ministério da Saúde, Nésio Fernandes e da assessora técnica do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Marcela Alvarenga.
Durante a sua apresentação, a diretora Tatiane Bernardes informou que o RS possui cobertura de Atenção Primária de 78,4%, o que representa 9 milhões de pessoas cobertas pelas ações e serviços no Estado. Segundo ela, em agosto de 2023, havia 2.445 equipes de Saúde da Família, 613 equipes de Atenção Primária e 1758 equipes de Saúde Bucal, financiadas pelo Ministério da Saúde.
A APS gaúcha também conta com o financiamento do Programa Estadual de Incentivos para Atenção Primária à Saúde (PIAPS), instituído em 2021. Consiste no repasse de recursos financeiros aos municípios, para fins de custeio e investimento em serviços e ações de saúde para a APS, sendo constituído por cinco componentes: sociodemográfico; incentivo para equipes de Atenção Primária à Saúde; incentivo à Promoção da Equidade em Saúde; incentivo ao Primeira Infância Melhor; estratégico de incentivo à qualificação da Atenção Primária à Saúde-Rede Bem Cuidar RS.
Como principal porta de entrada e centro articulador do acesso dos usuários ao Sistema Único de Saúde (SUS) e às Redes de Atenção à Saúde, a APS se orienta pelos princípios da acessibilidade, da coordenação do cuidado, do vínculo e continuidade, da integralidade, da corresponsabilização e da humanização. Para atender esses princípios, os programas e ações, são desenvolvidos considerando a diversidade das necessidades de saúde dos usuários.
O Congresso
Essa edição do Congresso do Cosems traz como tema: "IntegraSUS - Fortalecendo a integração das Redes de Atenção do SUS Gaúcho". Realizado nos dias 30 e 31/10, tem como principal objetivo promover a discussão e o fortalecimento das Redes de Atenção à Saúde (RAS), visando melhorias na assistência à saúde no Rio Grande do Sul.
O IntegraSUS enfatiza a importância do diálogo constante e essencial entre os arranjos institucionais do Sistema Único de Saúde (SUS), que atuam sobre as redes de cuidado, bem como os impactos resultantes das reorganizações dos serviços de saúde, de forma integral, assegurando o cuidado equânime a cada indivíduo.
O evento conta com a participação de secretários(as) municipais de saúde, técnicos, gestores, profissionais da área de saúde, pesquisadores, entre outros. Sua formatação foi elaborada no sentido de fortalecer o intercâmbio de experiências entre os diferentes níveis governamentais e instituições.