Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Começa a vacinação de Idosos

Publicação:

No período de 17 a 30 de abril, será realizada a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso para combater o vírus Influenza, causador da gripe. A Secretaria da Saúde do Estado (SES/RS), em conjunto com as Secretarias Municipais de Saúde, pretende vacinar 1.104.589 pessoas com 60 anos ou mais. A vacina estará à disposição em 1.442 postos da rede pública de saúde do Estado. O secretário Estadual da Saúde, Osmar Terra, convida a todas as pessoas dessa faixa etária a se imunizarem e ressalta a importância dessa vacina " a medida em que as pessoas vão envelhecendo, vão ficando mais debilitadas, do ponto de vista biológico, e necessitam ter mais cuidado com sua qualidade de vida. A vacina evita as complicações causadas pela gripe como, por exemplo, a pneumonia, grande causadora de óbitos na terceira idade."

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a gripe atinge 10% da população mundial e aproximadamente 1,5 milhão de pessoas morrem por causa da doença. Só no Brasil o número de mortes é estimado entre 10 mil e 15 mil por ano. As mutações por que passam o vírus influenza proporcionam o aparecimento de cepas totalmente novas, que podem afetar um grande números de pessoas. A OMS alerta para o risco, histórico, de que a cada 30 ou 40 anos surge um novo subtipo do vírus Influenza, o último registro foi em 1968, e adverte para a possibilidade de uma epidemia de gripe até 2010. Especialistas esclarecem que todo o ano o Influenza causa sérios danos à saúde pública, devido ao aumento dos gastos com consultas médicas, internações hospitalares e medicamentos. Em caso de epidemia, esses gastos são triplicados.

Estudos comprovam que a vacina confere 90% de proteção contra as principais complicações decorrentes da virose. A fórmula aplicada nesta campanha, foi orientada pela Organização Mundial da Saúde conforme os tipos de vírus circulantes no Hemisfério Sul. O efeito protetor da imunização começa 15 dias após a vacinação e se prolonga por um ano. A vacina só é contra-indicada para aqueles que já tenham tido reação anafilática (alergia) a proteína do ovo. De acordo com Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), a vacina não causa gripe. O que pode ocorrer são reações adversas mínimas, como dor local de pequena intensidade, febre, mal-estar e dores musculares.

No Rio Grande do Sul, a vacinação foi implantada em 1999. No primeiro ano foram vacinados os idosos com 65 anos ou mais, com uma cobertura de 91,4% da população desta faixa etária. Em 2000, o percentual atingido foi de 69% e a idade de referência passou a ser 60 anos. Em 2001 foi alcançado o índice de 78% de imunização; em 2002, 71.7% e em 2003, 76.3%. Dados comprovam que o número de óbitos e internações por pneumonia, em pessoas com 60 anos ou mais, diminuiu após a implantação da vacina.


Abertura da Campanha

O secretário Estadual da Saúde, Osmar Terra, abre oficialmente a Campanha de Vacinação do Idoso contra a gripe nesse sábado, 17 de abril, às 9h30min. A solenidade será realizada no Centro de Saúde Canoas, localizado na Rua Frei Orlando, 166, em Canoas, e contará com a presença do diretor-presidente do Centro Estadual de Vigilância em Saúde, Francisco Paz, do prefeito Marco Ronchetti e de diversas autoridades.

Durante a cerimônia, serão vacinados o Rei e a Rainha do Grupo da Terceira Idade, Almicare Heidchts e Luci Heidchts. Também haverá a apresentação do Coral Canto de Vozes Ulbrati.

Osmar Terra tomou a iniciativa de ampliar o público-alvo da vacinação este ano, no Estado, incluindo portadores de deficiência institucionalizados que apresentam comprometimento neurológico e impossibilidade de locomoção. Estes pacientes deverão ser vacinados pelas equipes municipais de saúde, a partir de agendamento prévio da visita dos vacinadores em instituições e abrigos.
Secretaria da Saúde