Com recursos do Estado, nova cobertura metálica traz mais segurança e conforto em UBS de Vale Verde
Publicação:

Com a presença da secretária da Saúde, Arita Bergmann, a Prefeitura de Vale Verde, na região do Vale do Rio Pardo, inaugurou, na tarde desta quinta-feira (30), o novo telhado da Unidade Básica de Saúde (UBS). Parte da Rede Bem Cuidar, voltada para a atenção básica, a unidade ganhou nova cobertura, com o antigo telhado de amianto substituído por outro com 800 m² de telhas metálicas, instaladas com R$ 108.948 em recursos do Governo do Estado.
“O município valoriza a atenção primária em saúde e tem sido destacado na rede Bem Cuidar”, disse Arita Bergmann. “A unidade está bem estruturada, tem um atendimento de qualidade, com a equipe odontológica instalada, que todos os municípios da rede Bem Cuidar receberam, e já saímos com o compromisso de avaliarmos no futuro uma linha de apoio do programa Avançar na Saúde para o cuidado farmacêutico”.
A nova cobertura soluciona um antigo problema de goteiras e vazamentos no local, que afetava o atendimento à população. Também oferecerá mais proteção aos frequentadores e funcionários, com as telhas de amianto, proibidas no país desde 2017 devido aos danos que podem causar à saúde, substituídas por uma alternativa mais segura.
Para a secretária adjunta de Saúde de Vale Verde, Natália Souza Bauermann, a reforma era “esperada e necessária”. Ela lembrou que a UBS já recebeu o Selo Prata de Amiga do Idoso, concedido pela Secretaria da Saúde a unidades que se destacam com ações direcionadas à promoção do envelhecimento saudável. “Estamos em busca do Selo Ouro, recebendo resultados positivos que só tem a somar”.
“É um desafio aos gestores manter a saúde”, ponderou a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Rovena Dettenborn. “A troca do telhado é uma prova disso. Hoje estamos com boa estrutura e que possamos continuar atendendo a população, cuidando da saúde”.
O prefeito de Vale Verde, Carlos Gustavo Schuch, destacou a importância da obra para o município. “A troca do telhado era uma obra simples, mas necessária e levou anos para acontecer até conseguirmos o recurso com o Governo do Estado”.