Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Com recursos do Estado, Hospital Ana Nery, de Santa Cruz do Sul, vai realizar radiocirurgias pelo SUS

Investimento possibilitará reduzir tratamentos de câncer de 35 para cinco dias e evitar deslocamento de pacientes a Porto Alegr

Publicação:

Arita Bergmann assina o convênio durante a cerimônia no hospital
Arita Bergmann assina o convênio durante a cerimônia no hospital - Foto: Alina Souza/ SES

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde, e a direção do Hospital Ana Nery, de Santa Cruz do Sul, firmaram convênio nesta sexta-feira (18) que repassa R$ 3 milhões à instituição para um pacote de atualização do acelerador linear, equipamento de radioterapia utilizado no tratamento de câncer. Os recursos fazem parte do programa Avançar Mais e vão possibilitar a realização de radiocirurgias no local pelo Sistema Único de Saúde (SUS).  

A agenda da secretária Arita Bergmann na cidade do Vale do Rio Pardo contou ainda com visitas ao Hospital Santa Cruz do Sul, onde conheceu o espaço da futura Unidade de Terapia Intensiva do local, e ao Hospital Beneficente Monte Alverne, que terá a implantação de um ambulatório de dermatologia. 

No Hospital Ana Nery, será comprado um novo software para o aparelho de radioterapia que já está em uso no centro de oncologia, assim como a instalação de incrementos físicos, principalmente a implantação de três braços robóticos, que produzirão em tempo real imagens do tratamento. A aquisição possibilitará a realização de tratamentos de radioterapia de alta complexidade, mais seguros e precisos, além das radiocirurgias, técnica de tratamento de tumores com dose única ou de curta duração de radiação.  

“Um paciente que faz tratamento radioterápico precisa de 25 a 35 dias de tratamento em média. Com a radiocirurgia estereotáxica (uma forma de radioterapia de alta precisão que não envolve incisão ou anestesia geral), é possível fazer um tratamento de dois a cinco dias”, explicou o diretor médico do hospital, Luiz Alberto Hauth, durante a cerimônia. Tumores muito frequentes, como o de próstata, poderão ser tratados com altas taxas de cura e menos efeitos adversos. 

Outro ganho é que as radiocirurgias poderão ser realizadas no local, evitando o deslocamento dos pacientes até Porto Alegre, a 150 quilômetros. Um trajeto que leva em média duas horas. A expectativa é de que, quando os novos equipamentos estiverem em funcionamento, o hospital se torne referência em radiocirurgias para o Sistema Único de Saúde (SUS) nas regiões central, sul e sudoeste do Estado.  

Serviço pioneiro 

“Santa Cruz terá o primeiro serviço de radiocirurgia no interior do Estado”, disse a secretária da Saúde, Arita Bergmann. Na cerimônia de assinatura do convênio, ela ressaltou a qualidade no atendimento na unidade. “O Hospital Ana Nery hoje está entre os principais hospitais do Brasil. Esse crescimento assistencial, a forma de fazer gestão, a seriedade, o acolhimento, o carinho é o testemunho da evolução e do crescimento dessa instituição”, ressaltou.   

Também presente à cerimônia, o presidente da Assembleia Legislativa, Adolfo Brito, destacou a importância do investimento. “Quando se traz para cá um convênio que vai oferecer muitas possibilidades de melhoria no atendimento ao câncer, com certeza, muitas vidas serão salvas”, disse.  

O evento teve ainda o depoimento da paciente Bernadete Althaus, que faz tratamento no Ana Nery de um câncer de pele desde 2019. “Já estou há cinco anos e três meses me tratando. É muito importante para os pacientes todo e qualquer investimento na área. Os pacientes da oncologia agradecem”.  

Também participaram da cerimônia a prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany, e outros prefeitos da região.  

 Nova UTI e ambulatório de dermatologia 

Após a assinatura do convênio, Arita Bergmann visitou a futura unidade de terapia intensiva (UTI) pediátrica, a UTI neonatal e a Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal Convencional (Ucinco) do Hospital Santa Cruz do Sul, também no município, ampliadas e equipadas com R$ 3 milhões em recursos do programa Avançar.  

 Com o investimento, serão abertos mais dois leitos na UTI pediátrica, passando para quatro no total. A UTI neonatal também ganhou dois novos leitos, passando para dez, oito deles atendendo pacientes do SUS. A Ucinco manteve os dez leitos anteriormente disponíveis.   

 À tarde, ainda em Santa Cruz do Sul, Arita Bergmann participou da assinatura de uma portaria para a implantação do ambulatório de Dermatologia do Hospital Beneficente Monte Alverne, no distrito de mesmo nome, que receberá um incentivo financeiro do programa Assistir para os atendimentos.    

Secretaria da Saúde