Com R$ 7 milhões do Avançar, Garibaldi e Camaquã terão mais 1,5 mil atendimentos e 40 novos leitos de internação

Sentados atrás de uma mesa, a secretária Arita Bergmann e o presidente do hospital de Garibaldi, Adorino Carlos Martinazzo, assinam o convênio.
A secretária Arita Bergmann e o presidente do hospital de Garibaldi, Adorino Carlos Martinazzo, assinam o convênio - Foto: Ana Imperatore/ SES

O Governo do Estado, através da Secretaria da Saúde, firmou convênios nesta quinta-feira (15) para repasse de R$ 7 milhões do Programa Avançar na Saúde para obras e equipamentos nos Hospitais Beneficiente São Pedro, em Garibaldi, e Nossa Senhora Aparecida, em Camaquã, que vão proporcionar 1,5 mil novos atendimentos e mais 40 leitos de internação através do Sistema Único de Saúde (SUS).

Do total de recursos, R$ 5,35 milhões serão repassados ao Fundo Municipal de Saúde de Camaquã para a ampliação do setor de internação (R$ 3,13 milhões) e a reforma e ampliação da unidade de atendimento imediato – urgência e emergência (R$ 2,22 milhões) no Hospital Nossa Senhora Aparecida, que terá mais 40 leitos de internação.

“O Governo do Estado está investindo em Camaquã porque temos a convicção de que haverá retorno para as pessoas”, disse a secretária da Saúde, Arita Bergmann. Ela lembrou que Camaquã é referência em atendimento para dez municípios da região e os investimentos feitos pelo Estado em saúde. “É o maior investimento já conhecido de um governo na área da saúde, não só em hospitais como em medicamentos e em assistência básica”.

“Vocês não tem ideia da alegria de estar firmando este convênio para a saúde pública de Camaquã. Saúde é nossa prioridade número 1”, ressaltou o prefeito do município, Ivo de Lima Ferreira, participando por vídeo da cerimônia. “Sem saúde, não se vai a lugar algum”.

O diretor do hospital, Márcio Silva, lembrou que quando assumiu o cargo fixou como meta a reforma da área do pronto-socorro e da ala de internação. “Logo em seguida fomos agraciados pelo Programa Avançar. Este recurso vai nos ajudar a salvar vidas e beneficiar a população da nossa cidade e da nossa região”.

Também participaram da cerimônia o secretário municipal de Saúde, Luciano Pereira Dias, e o presidente da Câmara de Vereadores, Vinícius Araújo, além de diretores da Secretaria da Saúde.

Mais R$ 1,7 milhão para Garibaldi

Outro convênio assinado nesta quinta-feira destina R$ 1,69 milhão para o Hospital São Pedro, em Garibaldi. São R$ 904,5 mil para a construção de uma nova área para realização de exames de endoscopia e colonoscopia e mais R$ 788 mil para a aquisição de equipamentos hospitalares como arco cirúrgico, grupo gerador e equipamento polígrafo, que permitirão elevar em 50% os atendimentos, dos 3 mil atuais para R$ 4,5 mil.

Na assinatura do convênio, a secretária da Saúde ressaltou que o Avançar já repassou R$ 5,69 milhões para melhorias no hospital. Em janeiro, já tinham sido liberados R$ 4 milhões para a ampliar em 1.104 metros a área de atendimento, abrangendo um novo centro cirúrgico com quatro salas e um setor hemodinâmico. Os repasses do programa Assistir, que distribui os incentivos do Estado aos hospitais com base na produção de serviços, também subiram 360%.

“Estamos aqui para agradecer a grande parceria do hospital com o Estado”, disse ainda Arita Bergmann. “Estes vínculos que temos nos fortalecem para qualificar e ampliar a oferta de serviços à população”.

O presidente do Hospital, Adorino Carlos Martinazzo, ressaltou que foi a primeira vez em seus 23 anos no local que obteve recursos do Estado para investimentos. “Temos uma gestão para melhorar a saúde das pessoas e o cumprimento das metas”.

Além de Arita Bergmann e da direção do hospital, o deputado estadual Juvir Costela (MDB), o ex-prefeito de Garibaldi e ex-presidente da Famurs (Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul), Antonio Cettolin, a secretária adjunta da Saúde, Ana Costa, e os diretores da Assessoria de Gestão e Planejamento (Ageplan) da Secretaria, Cristian Guimarães, do Fundo Estadual de Saúde, Mariana El Keki, e do Departamento de Gestão da Atenção Especializada (DGAE), Lisiane Fagundes, acompanharam a assinatura do convênio.