Com música e eventos, Semana do Doador de Sangue busca repor estoques do Hemocentro
Publicação:

Com músicas que empolgaram o público e participação do mascote Hemotchê, uma apresentação da Banda do Exército abriu, nesta segunda-feira (21), no Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul (Hemorgs), em Porto Alegre, a Semana Nacional do Doador de Sangue. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância das doações de sangue, que ainda não se recuperaram no Estado dos efeitos da pandemia, elevando o número de doadores.
De acordo com o Hemorgs, só em junho o número de doações atingiu este ano a meta da Secretaria da Saúde, de 1.600 doações por mês. Foram 1.769. Desde então, os números vêm caindo mensalmente. Em outubro, apenas 1.183 pessoas doaram sangue no Estado, levando o Hemocentro a reforçar o apelo pela solidariedade da população.
“O sangue não tem substituto e como o número de candidatos a doação vem diminuindo, não atendendo à demanda, é preciso o envolvimento de todos para a manutenção dos estoques dos hemocentros”, explicou Gesiane Alamansa, coordenadora do setor de captação de sangue do Hemocentro do Estado, em Porto Alegre. "Assim, todas as pessoas que precisam de hemocomponentes serão atendidos”.
Para marcar a semana, há uma série de atividades programadas. Os prédios do Palácio Piratini, Assembleia Legislativa, Palácio da Polícia, Câmara de Vereadores, Centro Administrativo Fernando Ferrari. museus, Tribunal Regional do Trabalho e a loja Lebes, no Centro Histórico, entre outros na cidade, estarão iluminados de vermelho, cor alusiva ao evento, ao longo da semana.
Nesta segunda-feira, o Esquadrão da Alegria, da ONG Médicos Palhaços, animou a tarde no Hemocentro. Também foi realizada palestra sobre doações com o Instituto Unimed RS, com o tema “A importância da doação de sangue voluntária, espontânea e regular”. Na quarta-feira, o Esquadrão da Alegria volta para nova participação. Na quinta-feira, a mesma atividade ocorre com o grupo Palhaços da Graça.
Já na sexta, os doadores que forem ao Hemorgs poderão experimentar óculos de realidade virtual da EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) que simulam ocorrências de trânsito. Também haverá apresentação da escola de samba Bambas da Ordia, além da entrega de certificados a 130 pessoas e empresas que contribuíram com as doações de sangue no Estado. Os doadores que foram ao Hemocentro entre esta segunda-feira e o dia 30 terão direito a um desconto de até R$ 30 na corrida de ida e de volta.
“Além de homenagear os doadores gostaríamos muito que mantivessem suas doações de maneira regular”, apelou Joseane.
No sábado, encerrando a Semana do Doador, uma equipe do Hemocentro estará no município de Guaíba, coletando doações.