Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Estado e município de Passo Fundo se reúnem para fortalecer o atendimento à população

Publicação:

Reunião   Emergências Passo Fundo
Comandada pela secretária da Saúde, a reunião discutiu soluções para o aumento da demanda por atendimento - Foto: Itamar Aguiar/ SES

Diante do aumento na demanda por atendimento de emergência em Passo Fundo, Estado e município acertaram fortalecer o atendimento à população.

No encontro entre a secretária da Saúde, Arita Bergmann, o prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida, e diretores dos três principais hospitais da cidade, na quarta-feira (16), ficou definida a integração do Hospital Municipal César Santos ao Gerint, o Sistema de Gerenciamento de Internações do Estado.

Com a utilização do Gerint, o Hospital Municipal passará a controlar as solicitações de internação em tempo real, identificando a urgência dos casos e pontos de maior lotação e priorizando os casos mais graves. O sistema atua para desafogar as emergências hospitalares, tendo um modelo que permite o atendimento mais ágil dos casos mais graves. A regulação das vagas é feita pela Secretaria da Saúde.

Na reunião, da qual também participaram o vice-prefeito e secretário municipal de Saúde, João Pedro Nunes, o procurador do município, Adolfo Freitas, também foi debatida a possibilidade do município contar com mais um componente da Rede de Urgência e Emergência, uma ambulância Unidade de Suporte Avançado (USA) do SAMU. Ao fazer a adesão, que depende de habilitação federal, o município passa a contar com o suporte de uma UTI móvel para transferência de pacientes de alto risco.

As equipes técnicas do Estado e município seguirão as discussões para atualização do plano assistencial do Hospital Municipal César Santos, visando, principalmente, estabelecer as especialidades que serão contratualizadas e a organização de fluxos de referência e contra-referência entre o Hospital Municipal e os hospitais de Clínicas e São Vicente de Paulo, que são estruturas maiores e com maior capacidade técnica.

A estruturação de plano assistencial qualificada permite um melhor atendimento ao cidadão, colocando o paciente no local certo e no tempo oportuno para tratamento.

Pólo de Saúde

Lembrando o investimento de R$ 9,1 milhões do programa Avançar na Saúde para a reforma e ampliação do hospital, o prefeito Pedro Almeida apontou que "Passo Fundo é um centro em Saúde. Queremos fortalecer e melhorar o atendimento das pessoas que precisam dos serviços da rede pública", disse.

Já o secretário municipal de Saúde destacou a importância de o Estado receber as solicitações de Passo Fundo. "Somos um centro regional de Saúde e referência para pacientes de toda a região norte. Precisamos, cada vez mais, fortalecer os serviços, sobretudo, do Hospital Municipal, para seguir prestando atendimentos com qualidade".

Os participantes também ressaltaram a qualidade da estrutura hospitalar em Passo Fundo, com cinco importantes hospitais e a estrutura de atendimento em alta complexidade que presta serviços a vários municípios, além de três faculdades de Medicina.

“O município de Passo Fundo é resolutivo e tem muitos indicadores que nos orgulham”, disse a secretária Arita Bergmann. “Não podemos fazer gestão sem estar próximo dos municípios e Passo Fundo é uma referência altamente positiva”.

Também participaram da reunião os diretores do Departamento de Gestão da Atenção Hospitalar (DGAE), Lisiane Fagundes, e do Departamento de Regulação Estadual (DRE), Eduardo Elsade, além dos diretores do Hospital Municipal, Roger Borges; do Hospital de Clínicas, Diego Farias; e do Hospital São Vicente de Paulo, Ilário de David. 

Secretaria da Saúde