Cerro Largo recebe prêmio do Estado por combate à dengue
Publicação:
O município de Cerro Largo foi neste domingo (18) premiado pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) pelo trabalho de combate à dengue. A certificação é dada pela SES para o município que, após ter registrado casos da doença no ano anterior, tenha conseguido evitar registros no ano corrente, assim como tenha diminuído os índices de infestação do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, e reforçado ou mantido as equipes de agentes de campo. Pela conquista, o município recebe também um prêmio no valor de R$ 50 mil.
A entrega do certificado aconteceu em evento ocorrido durante o 10º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, sediado em Porto Alegre e encerrado neste domingo (18). Na oportunidade foi realizada uma roda de conversa sobre a integração da vigilância da dengue com a atenção básica, sendo apresentada a experiência exitosa do município paranaense de Cambé, que realiza esse trabalho conjunto entre suas equipes da Estratégia de Saúde da Família com os agentes de campo que fazem o combate às endemias.
O Rio Grande do Sul vem apresentado uma queda no registro de casos da doença nos últimos anos. Em 2012, foram 42 casos confirmados da doença contraída dentro do Estado (autóctones) e outros 73 importados de outros Estados. No ano passado foram 200 casos autóctones e 105 importados, enquanto em 2010 foram quase 3,5 mil casos confirmados no total.
Vigilância da dengue no Verão
Nesta semana a SES anunciou também um investimento de mais de R$ 2,6 milhões que será repassado a 124 municípios para a intensificação de ações de prevenção da dengue e controle do mosquito transmissor durante o Verão. Entre os municípios beneficiados, estão os 79 considerados infestados pelo mosquito, ou seja, que nos últimos 12 meses tiveram a presença do inseto na forma de larvasem domicílios. Os onze municípios das regiões Metropolitana, Norte e Noroeste, que nos últimos três anos tiveram registrados casos da doença, receberão atenção especial no cálculo do valor a receber.
Também serão repassados recursos para municípios de fronteira ou que recebam veranistas no período. Os valores serão repassados após aprovação do plano de trabalho pelo Programa Estadual de Controle da Dengue, devendo incluir a realização de levantamento amostral do índice de infestação. O aumento no tamanho das equipes de agentes de combate a endemias, a qualificação da estrutura material (veículos, equipamentos, uniformes, entre outros) e a confecção de materiais educativos são algumas das ações previstas a partir do investimento.