Canoas começa a utilizar o sistema Gerint a partir de junho

Canoas adere ao Gerint
A secretária da Saúde ressaltou a importância da adesão ao sistema para a saúde no município - Foto: Itamar Aguiar/ SES

A partir de junho, Canoas vai aderir ao Gerint, sistema de gerenciamento das internações hospitalares do Estado. O anúncio foi feito nesta quarta-feira, pela secretária da Saúde, Arita Bergmann, e pelo secretário municipal de Saúde, Felipe Martini.

Desenvolvido pela Companhia de Processamento de Dados do Município de Porto Alegre (Procempa) e utilizado em 228 instituições de saúde do Estado, o Gerint (sistema de gerenciamento de internações em leitos clínicos e hospitalares) permite controlar as solicitações em tempo real, identificando os casos mais graves e pontos de maior lotação. O objetivo é tornar o atendimento mais ágil e mais eficiente.

“Queremos parabenizar o município. O cidadão ganha com uma regulação compartilhada”, ressaltou a secretária Arita Bergmann. “Fortalecer o complexo regulador de Canoas é muito importante. A regulação tem um critério técnico de avaliação e, principalmente, a classificação de risco. Principalmente agora que vamos enfrentar o inverno, regular internações de um modo geral e, em especial, de crianças é uma garantia de que toda demanda que chegar será encaminhada e, se não for para os hospitais de Canoas, poderemos encontrar vagas na rede hospitalar do Estado”.

Pelo cronograma anunciado, até a próxima terça-feira (30) as filas internações passarão da regulação municipal para o sistema da Secretaria da Saúde, com a regulação estadual estadual iniciando no dia 5 de junho. O município também está ampliando os serviços regulados pelo Gercon, sistema de gerenciamento de consultas do Estado.

Desde 2022, o atendimento em oncologia e a gestantes de alto risco já é regulado pelo Gercon. Em junho, começará a regulação dos pacientes de processos transexualizadores. Já em 1º de julho serão os serviços de reabilitação física, auditiva e intelectual.

Visita ao Hospital Nossa Senhora das Graças

Após a reunião na sede da SMS, o grupo se dirigiu ao Hospital Nossa Senhora das Graças para uma visita à direção da instituição. Na oportunidade, o diretor geral do HNSG, Luís Antônio Linder, fez uma breve apresentação da estrutura e destacou que o principal objetivo da nova gestão é reduzir o déficit da instituição, o que será possível com o trabalho constante e integrado com o Município e com o apoio do Estado.