Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Campanha que orienta sobre os riscos dos medicamentos falsificados é lançada no Estado

Publicação:


Saber reconhecer um medicamento verdadeiro protege a saúde e também o bolso. A dica faz parte de uma campanha de orientação sobre os riscos do consumo de medicamentos falsificados lançada hoje (12 de abril) no Estado, em reunião entre representantes do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) e a secretária estadual da saúde em exercício, Arita Bergmann. A iniciativa é da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que no RS conta com a parceria do CEVS.

Jingles, propagandas de televisão, cartazes, fôlderes e cartilhas integram a campanha. Entidades envolvidas com o tema, como o Conselho Regional de Farmácia, serão chamadas a auxiliar na distribuição do material impresso, que deve chegar a todas as farmácias e drogarias do Estado. Também será distribuída uma cartilha específica voltada para policiais federais, civis e militares que atuam na repressão ao crime de falsificação de medicamentos.

A campanha tem o objetivo de ensinar o consumidor a diferenciar um medicamento verdadeiro de um falso, por meio da exigência de nota fiscal e do reconhecimento de algumas informações na embalagem, como o número do lote e do registro no Ministério da Saúde, validade, contato com o fabricante, além do lacre. O material também divulga o novo item de segurança que deverá substituir as "raspadinhas" nas embalagens de todos os medicamentos verdadeiros comercializados em 2010.

A Central de Atendimento da ANVISA, pelo telefone 0800 642 9782, deve ser contatada para denúncia de irregularidades ou sinais de falsificação encontrados em medicamentos. No RS, o contato também pode ser feito pelo número 150 - o disque vigilância do CEVS.
Secretaria da Saúde