Campanha de mídia alerta para o perigo da dengue, zika e chikungunya
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A Secretaria da Saúde (SES) começa nesta semana a divulgação de uma nova campanha de mídia sobre os perigos da dengue, zika e chikungunya. A mensagem estará presente em rádios, TV, portais de internet e redes sociais. O objetivo é sensibilizar a população quanto à prevenção e o combate ao mosquito transmissor, o Aedes aegypti.
Ao longo do ano passado, quase 1,4 mil casos de dengue, zika e chikungunya foram confirmados no Rio Grande do Sul. Embora, nesses casos, não houvesse ocorrido nenhum óbito, as três doenças podem gerar casos graves, levando a sequelas e até a morte. Esse ano já teve os primeiros três casos de dengue (todos importados) registrados. Tratam-se de residentes em Campo Bom, São Marcos e Santa Bárbara do Sul que pegaram a doença em viagem para fora do Estado.
A campanha tem por objetivo reforçar a mensagem de que a prevenção é uma responsabilidade de todos, principalmente da população. O lançamento da estratégia nesta época busca mobilizar as ações para o período do verão, época de maior ocorrência dos casos. O calor nesta época do ano aumenta a circulação e atividade do mosquito. O uso de roupas que deixam mais áreas do corpo expostas também é fator que faz com que mais casos sejam registrados nesta estação. A reprodução acontece em água parada (limpa ou suja), onde os ovos são depositados. Algumas medidas simples podem ajudar a prevenir a presença do Aedes, como:
- Tampar os tonéis e caixa d’água
- Manter as calhas sempre limpas
- Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo
- Manter lixeiras bem tampadas
- Deixar ralos limpos e com aplicação de tela
- Limpar semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia
- Limpar com escova ou bucha os potes de água para animais
- Retirar água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa
Rádio, TV, sites e redes sociais
O tom usado na campanha da SES neste ano é forte e reforça o alerta de que o Aedes pode matar, com o slogan: “Não deixe água parada, previna para não cair doente”. A campanha inicia nesta semana com peças em áudio divulgadas em rádios de 80 cidades da Região Metropolitana e Interior. Foram selecionados os municípios com maiores índices de infestação do mosquito.
Nos próximos dias serão lançadas as chamadas em sites e nas redes sociais (Facebook e Instagram). Para fevereiro a campanha será estendida para a televisão, com versões de 15 e 30 segundos.