Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Câmaras de conservação de vacinas começaram a chegar aos municípios mais distantes da Capital nesta semana

Publicação:

Quatro pessoas (duas mulheres e dois homens), de máscara, posam ao lado de uma câmara fria, que está de porta aberta.
Câmaras frias serão usadas nas salas de vacinação - Foto: Divulgação/SES

As 310 câmaras de conservação de vacinas compradas pelo Governo do Estado para municípios com menos de 100 mil habitantes já começaram a chegar aos seus destinos mais distantes da Capital  nesta semana. Até o final da manhã desta sexta-feira (14/5) as prefeituras de Piratini, Júlio de Castilhos, Selbach, Ibirubá, Paverama e Alegrete já haviam recebido os equipamentos, adquiridos com recursos do Ministério da Saúde.

A entrega para os 194 municípios contemplados começou na terça-feira (11/5), em ato simbólico em Porto Alegre, que contou com as presenças do governador Eduardo Leite, da secretária da Saúde, Arita Bergmann, do secretário de Articulação e Apoio aos Municípios, Luiz Carlos Busato, além do presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), Maicon Lemos, e de prefeitos. Naquele dia, foram entregues 52 câmaras frias a 29 municípios da 1ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS).

O objetivo da aquisição e distribuição de câmaras frias para conservação de vacinas e medicamentos  é aprimorar a Rede de Frio do Plano Nacional de Imunizações (PNI) com a substituição das geladeiras domésticas por câmaras de conservação de imunobiológicos. Os critérios para a escolha dos municípios foram, além de eles terem menos de 100 mil habitantes, terem sala de vacinas e sistema de informação oficial do Ministério da Saúde implantado para registro de vacinados e movimentação de imunobiológicos, além de não estar equipado com câmara refrigerada.

As entregas da semana
Na quinta-feira (13/5), o prefeito de Piratini, Márcio Manetti e o secretário de Saúde, Cássio Segatto, receberam três câmaras frias. Eles estavam acompanhados pela coordenadora da 3ª Regional de Saúde, Caroline Torres Hoffmann. O secretário Cássio disse que “essas câmaras frias serão muito importantes para darem seguimento à campanha de vacinação. Com elas, conseguiremos dar melhores condições de trabalhos para nossas equipes e, consequentemente, atender melhor a nossa população”. A coordenadora da 3ª CRS considerou “gratificante para o Estado contribuir com os municípios”. Ela frisou que “a entrega destas câmaras representam a garantia de um armazenamento adequado das vacinas que a população tanto espera”.

Três pessoas de máscara (dois homens e uma mulher) posam ao lado de uma câmara fria.
Piratini recebeu três câmaras frias no dia 13 de maio - Foto: Divulgação/SES

O município de Júlio de Castilhos, localizado na região central do Estado, recebeu três câmaras frias também na quarta-feira (13/5). O secretário geral da Administração, Anastacio Biacchi Belle Mario da Rosa, expressou a gratidão ao Governo do Estado e à 4ª Coordenadoria Regional de Saúde, representada pela coordenadora Fabrícia Ennes da Silva Costa. Segundo ele, “as três câmaras frias serão usadas para armazenagem das vacinas contra covid-19 e frisamos a importância delas para que possamos otimizar nossa campanha de vacinação e nos certificarmos de que absolutamente nenhuma dose seja perdida".

Sete pessoas (cinco mulheres e dois homens, todos de máscara) da Equipe da Secretaria Júlio de Castilhos posa ao lado de três câmaras frias.
Equipe da Secretaria Júlio de Castilhos recebe câmaras frias - Foto: prefeitura de Júlio de Castilhos

Na manhã desta sexta-feira (14/5), o prefeito de Selbach, Michael Kuhn, agradeceu pela cidade “receber esse equipamento, que vai auxiliar no andamento da vacinação, hoje nossa maior prioridade”. Ele disse que “estamos em um momento de avanço, com o retorno das aulas, que é muito importante. Por outro lado precisamos manter os cuidados necessários de parte da nossa comunidade. Temos o entendimento de que ainda não é momento de flexibilizar. Agradeço mais uma vez aos nossos profissionais de saúde, que não medem esforços, não apenas no combate à pandemia de covid-19, mas também na vacinação”.

A coordenadora regional de Saúde da 9ª CRS, com sede em Cruz Alta, Débora Teichmann Rodrigues disse: “É com muita satisfação que entregamos estas câmaras refrigeradoras, que vêm qualificar ainda mais o trabalho na saúde, ao garantir o adequado armazenamento das vacinas e insumos para nossos usuários do SUS". Após um levantamento junto aos municípios, o Estado conseguiu aplicar com economia esse recurso do Ministério da Saúde, adquirindo 310 equipamentos.

Estavam presentes a coordenadora regional de Saúde Débora Teichmann Rodrigues, prefeito Michael Kuhn, secretária de Saúde Neida Hammes e equipe da Vigilância em Saúde.

Sete pessoas (dois homens e cinco mulheres, todos de máscara) posam ao lado de uma câmara fria.
Município pertence à 9ª coordenadoria regional com sede em Cruz Alta - Foto: Divulgação/SES

Em Ibirubá o equipamento também chegou nesta sexta-feira (14/5). O secretário municipal de Saúde de Ibirubá, Giovani Moacir Diesel, considerou “ótima a chegada dessa nova câmara de conservação, principalmente neste período. Nos será muito útil para podermos tratar com mais qualidade as vacinas que chegam, para não termos problema nenhum na conservação.” E afirmou: “Viemos avançando na vacinação, conforme têm chegado as doses. Temos ainda algumas faixas etárias faltando a segunda dose da Coronavac, que esperamos colocar em dia até a próxima semana”.

Estavam presentes a coordenadora regional de Saúde Débora Teichmann Rodrigues, secretário de Saúde Giovani Moacir Diesel, e representante da Vigilância em Saúde.

Em Alegrete, o prefeito Márcio Amaral recebeu os equipamento, acompanhado pela secretária de Saúde, Araceli Fontoura, e pela coordenadora de Saúde da 10ª CRS, Heili Matilde Temp. A coordenadora informou que a região foi contemplada com 16 câmaras refrigeradoras. Destas, três foram para Alegrete.“ Com estes equipamentos, a região se soma ainda mais ao Governo do Estado no enfrentamento à pandemia”, ressaltou.

Duas mulheres e três homens conversam, todas de máscara, conversam ao lado de uma câmara fria.
Prefeito e equipe recebendo o equipamento com a coordenadora da 10ª Regional de Saúde - Foto: Divulgação/SES

Em Paverama, o coordenador adjunto da 16ª CRS, com sede em Lajeado, Ederson da Rocha, também entregou, nesta sexta-feira (14/5) uma câmara fria ao prefeito de Paverama, Fabiano Merence Brandão. Estavam presentes a secretária da Saúde, Elisandra Favin de Oliveira, e equipe de saúde do município.

Secretaria da Saúde