Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Brasil, Uruguai e Argentina são parceiros em curso de Saúde Pública

Publicação:

       A exemplo do que já acontece na fronteira Livramento/Rivera (Brasil-Uruguai), o Curso Binacional de Saúde Pública, realizado em São Borja/Santo Tomé, marca a primeira capacitação no Rio Grande do Sul que envolve o Brasil e Argentina. A cidade foi escolhida para sediar o curso binacional devido aos projetos desenvolvidos na área da saúde e pela mobilização da Prefeitura.

 

      Dirigido aos profissionais da área da saúde com ensino superior, o curso é ministrado pela Escola de Saúde Pública, da Secretaria Estadual da Saúde, em parceria com a Universidade do Vale dos Sinos (UNISINOS) e a Faculdade de Medicina da Fundação Héctor Barceló, com sede em Santo Tomé, na Argentina. Destinado a 40 servidores municipais da saúde atuantes na região de fronteira entre Brasil e Argentina, com uma carga horária de 540 horas, divididas em aulas teóricas e práticas.

 

      A diretora da Escola de Saúde Pública do governo do Rio Grande do Sul e coordenadora do curso, Sandra Vial, ressaltou que "o curso é um processo de transformação e a educação deve ultrapassar os limites da sala de aula, pois somente assim ela transformará a realidade e terá sentido".

    O curso é inovador na formação de recursos humanos visando a qualificação no atendimento à saúde das populações fronteiriças.

Secretaria da Saúde