Bento Gonçalves é o primeiro município gaúcho a receber Certificado da Rede Amamenta Brasil
Publicação:
Quatro Unidades Básicas e o Centro de Referência Materno Infantil (CRMI) do município de Bento Gonçalves receberão no dia 9 de fevereiro o Certificado da Rede Amamenta Brasil, do Ministério da Saúde. O evento ocorrerá às 14 horas, no Salão Nobre da Prefeitura daquele município, com a presença de representantes da Secretaria Estadual da Saúde (SES) e do Ministério da Saúde(MS). As UBSs são: Caic-Zatt, Eucaliptos, Ouro Verde e Vila Nova
Bento Gonçalves é o primeiro município gaúcho a ser certificado, o terceiro do país, juntamente com Corumbá e Dourados, ambos no Mato Grosso do Sul, que cumpriram integralmente as exigências do MS para integrar a Rede Amamenta Brasil. O CRMI teve 27 profissionais de saúde capacitados na Rede Amamenta Brasil e, somente no segundo semestre de 2010, realizou mais de mil consultas pré-natais e 134 de puerpério (pós-parto). As demais UBSs certificadas somam, juntas, 76 profissionais de saúde capacitados no segundo semestre de 2010, 359 consultas de pré-natal e 23 de puerpério.
O programa está instituído no âmbito do SUS, com o objetivo de contribuir para a redução da mortalidade materna e infantil através do aumento dos índices de aleitamento materno no Brasil. Constitui-se numa estratégia de proteção e apoio à prática do aleitamento na Atenção Básica, por meio da revisão e supervisão do processo de trabalho, com apoio técnico da coordenação estadual aos municípios, com acompanhamento e avaliação das ações nas UBSs certificadas.
O aleitamento materno, além de fortalecer o vínculo entre mãe e filho e proteger a saúde da criança, tem implicação direta na redução da mortalidade infantil e materna. Para receber a certificação, a UBS deve garantir a participação de, no mínimo, 80% de sua equipe na Oficina de Trabalho em Aleitamento Materno. Além disso, entre outros quesitos, deve monitorar os indicadores do procedimento em sua área de abrangência e construir e implementar fluxograma de atendimento à mãe e ao bebê no período de amamentação.