Bebês em sofrimento psíquico é tema de seminário promovido pela ESP

Evento teve 518 participantes, que acompanharam as atividades de forma presencial e online

-
1° Jornada de Psicanálise e Infância - Bebês em sofrimento psíquico - Foto: José Luís Zasso/SES-RS

A Escola de Saúde Pública (ESP), da Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul, promoveu nessa sexta-feira (05/07) o seminário integrador intitulado “1° Jornada de Psicanálise e Infância - Bebês em sofrimento psíquico - sinais e intervenção a tempo”. O evento em formato híbrido é realizado no auditório da ESP e tem apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Escola de Estudos Psicanalíticos (EEP).

Na mesa de abertura, a diretora da ESP, Teresinha Valduga, destacou a relevância da proposta. “É um tema muito instigante que iremos aprofundar nesse seminário”, destacou. A diretora também reforçou a importância de programas estratégicos do Governo do Estado, como o TEAcolhe, que instituiu a Política de Atendimento Integrado à Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo e promove o atendimento adequado às necessidades específicas das pessoas com autismo, visando ao desenvolvimento pessoal, à inclusão social, à cidadania e ao apoio às suas famílias.

Para a professora Maria Antonia Heck, chefe da Divisão Acadêmica de Políticas de Educação em Saúde e Residência Integrada em Saúde da ESP, o evento é importante para multiplicar os conhecimentos. Na visão do psicanalista Mario Fleig, presidente da EPP, a relevância de debater o tema está na necessidade de “atenção aos primeiros meses de idade, que se revela algo vital no destino de cada sujeito”.

-

A professora doutora do Programa de Pós-Graduação em Psicanálise: Clínica e Cultura, da UFRGS, Andrea Ferrari, apontou a necessidade de se entender a pluralidade das infâncias. “É preciso entender e respeitar a interseccionalidade quando se vai a campo, evitando patologizar aspectos culturais”, ressaltou Ferrari. A psicanalista, pós-doutoranda da Ufrgs e pesquisadora da ESP, Ana Moura, destacou que a importância da ESP em propor e organizar eventos e debates com essa temática, ampliando o debate e auxiliando na construção do conhecimento e na formulação de políticas públicas.

O evento acontece durante toda a sexta-feira, dividido em duas partes. A primeira aborda “a criança e o sujeito: da habitação do corpo à constituição do psiquismo” e a segunda parte tem como tema “obstáculos à constituição do psiquismo – o risco de TEA e outros sofrimentos”. A programação completa está disponível no link: https://eventos.escoladesaudepublica.rs.gov.br/seminariointegradortematico/