Aula inaugural do curso de acompanhante terapêutico nesta quarta-feira aborda serviços na saúde mental
Publicação:
O curso de Acompanhante Terapêutico, promovido pela Secretaria Estadual da Saúde (SES), por meio da Seção de Saúde Mental em parceria com a Escola de Saúde Pública (ESP), será aberto nesta quarta-feira (28/04) com uma aula inaugural aberta ao público. A palestrante Michele da Rocha Cervo apresentará os modelos de atenção na área, relatando os dispositivos que existem atualmente e o que a legislação preconiza sobre o assunto. A palestra ocorre das 8h30 às 12h30, na ESP ( Av. Ipiranga, 6311), e é com vagas limitadas (por ordem de chegada).
A quinta edição do curso tem sua primeira aula na tarde do mesmo dia. O público-alvo são servidores estaduais ou municipais de nível médio com interesse na prática do Acompanhamento Terapêutico (AT) nos 24 municípios que tem ações em álcool e outras drogas e estão inseridos como prioritários no Programa de Prevenção à Violência (PPV), do Governo do Estado. Foram oferecidas 58 vagas para o curso. A capacitação tem duração de 180 horas, e será realizado duas vezes ao mês, durante dois dias inteiros, durante sete meses.
O acompanhamento terapêutico é uma prática de cuidado destinada a pessoas com algum tipo de transtorno mental ou sofrimento psíquico que coloque dificuldades na condução da vida cotidiana. O atendimento visa melhorar a qualidade de vida dos usuários, auxiliando-os na organização da vida diária, buscando fortalecer ou restabelecer laços sociais e afetivos (escola, trabalho, família, comunidade, etc.). O cenário para o AT é flexível e múltiplo, podendo ser a casa, o quarto, a rua, uma praça ou o espaço de uma instituição.
O programa prevê os seguintes temas: Modelos de atenção e Saúde Mental; história da loucura e histórico do AT; o AT na diversidade: diferentes ciclos de vida; vulnerabilidades e transtornos; diversidade; ética no cuidado; o AT e a violência; o trabalho do AT; rodas de conversa; o AT entre a casa e a rua, e o AT como estratégia clínica, política e de gestão, entre outros. No módulo final, haverá apresentação dos trabalhos e a oficina "Costurando Rede".