Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Atuação de profissionais de enfermagem na regulação do Samu serve de modelo para o país

Publicação:

Duas atendentes do Samu conversam, sentadas na frente de um computador.
Objetivo é conhecer e observar as atividades da Central de Regulação do Rio Grande do Sul. - Foto: Ana Fumegalli/SES

Profissionais que atuam no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Ribeirão Preto, no Estado de São Paulo, realizam visita técnica à Central Estadual do Samu/RS, em Porto Alegre, nesta terça e quarta-feira, dias 27 e 28 de junho. O objetivo é conhecer e observar as atividades da Central de Regulação do Rio Grande do Sul, pioneira no Brasil ao introduzir o enfermeiro na função de regulador. Equipes do Samu de Pelotas e da Bahia também vieram este ano a Porto Alegre para serem capacitados, a partir do modelo de atuação adotado no Estado.

No início desta semana, membros do Conselho Federal de Enfermagem (Confen) também estiveram no Estado para, a partir da experiência gaúcha, buscar subsídios que contribuam na revisão da portaria 2048 / 2002 do Ministério da Saúde no regulamento dos serviços de atendimento de Urgência e Emergência. Conforme o novo documento, além da presença do médico, do técnico auxiliar de regulação médica e do rádio operador, deverão estar incluídos os profissionais enfermeiros no grupo de trabalho das centrais do Samu do país.

“A participação do enfermeiro no processo regulatório tem contribuído para qualificar e facilitar o acesso dos usuários ao serviço, diminuindo o tempo de resposta e agilizando o atendimento”, avalia Silvana Tozzo Ritta, coordenadora estadual de enfermagem do Samu/RS. Segundo ela, desde 2010, os enfermeiros têm desempenhado um papel técnico e administrativo na Central Estadual do Samu. “Este profissional prepara grades de referência da rede de urgência e dá apoio técnico na mesa reguladora, além de manter contato permanente com as equipes das bases descentralizadas do Samu”.

Secretaria da Saúde