Atendimento básico de saúde em Cambará do Sul é reconhecido nacionalmente
Publicação:
A edição atual da Revista Saúde da Família, do Ministério da Saúde, destaca a atuação da Estratégia Saúde da Família (ESF) e do programa Primeira Infância Melhor (PIM) no município de Cambará do Sul, na Serra gaúcha.
A população de um pouco mais de 7 mil habitantes não possui nenhum tipo de atendimento médico privado: é atendida 100% pelo SUS. São três equipes de Saúde da Família, distribuídas por seis postos de saúde.
"As equipes dispõem, além do quadro regular instituído pelas normas da Estratégia de SF, de uma fisioterapeuta, uma psicóloga e uma assistente social, cedida pela Secretaria de Assistência Social", descreve a matéria.
Sobre o trabalho do PIM, o texto informa: "Implantado em 2005 e com 80% de cobertura, o projeto já conquistou vitórias significativas no município. As mães, inclusive, ao perceberem as diferenças nas crianças, deixaram de colocá-las em creches para não perderem o atendimento dos visitadores - uma espécie de ACS especial, que, por meio da observação, identificam maus-tratos, desnutrição e possíveis déficits psicológicos, físicos e/ou afetivos, trabalhados com atividades lúdicas que incentivam o desenvolvimento de todas as áreas da criança".
Para acessar a íntegra da reportagem "Atendimento em Cambará do Sul tem conceito nota dez", clique aqui.