Aprovado projeto que autoriza contratação emergencial de médicos para o Salvar-Samu
Publicação:
O projeto de lei 207/2010, do Governo do Estado, que autoriza a contratação emergencial, pelo período de uma ano, de 53 Especialistas em Saúde - (médicos) para exercerem atividades junto ao Complexo Regulador Estadual, vinculado à Secretaria Estadual da Saúde, foi aprovado no plenário da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, nesta terça-feira (24/8) com 37 votos favoráveis e nenhum contrário.
O Complexo Regulador é composto pela Central de Regulação Hospitalar e Ambulatorial - SALVAR/SAMU 192- RS e pela Central de Transplantes. Das 53 vagas emergenciais, 40 serão destinadas à regulação do Salvar- Samu.
Na Central de Regulação Médica de Urgência um médico, auxiliado por um ou vários técnicos, recebe as ligações de pedidos de urgência, realiza triagem e classifica em função da urgência do caso, e responde de acordo com a necessidade do mesmo.
As respostas podem ser dadas de diversas maneiras e são adaptadas a cada necessidade:
Orientação por telefone : Quando pode ser resolvido por telefone, tanto por uma orientação de encaminhamento como outras orientações.
Ativação de unidades móveis: De acordo com o tipo de atendimento, traumático ou clínico, e a gravidade estimada do caso, podem ser acionados unidades de suporte básico ou unidade de suporte avançado.
Após o acionamento das unidades pela regulação médica de urgências do SAMU, independente da decisão tomada, a central de regulação médica de urgência acompanhará o atendimento até seu término, apoiando as equipes quando necessário e preparando a recepção hospitalar adequada ao atendimento da urgência.