Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Aprovado Plano Estadual de Redução de Filas

Publicação:

A imagem mostra dois pacientes deitadas em leitos equipados na UTI. Tem outros dois leitos.

A Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que reúne gestores da Secretaria Estadual da Saúde (SES) e gestores municipais de saúde, aprovou o Plano Estadual de Redução de Cirurgias Eletivas nesta quarta-feira (26). A resolução regulamenta o Programa Nacional de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas, Exames Complementares e Consultas Especializadas, lançado pelo Ministério da Saúde.

Foram destinados ao Rio Grande do Sul R$ 32,2 milhões para redução das filas de espera de cirurgias a serem realizadas por prestadores de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) que aderiram ao programa, com especialidades atendidas e cirurgias eletivas a serem realizadas.
O rateio do recursos seguirá critérios de regisros no Sistema de Gerenciamento de internações (Gerint) e das filas informadas pelo prestadores. O recurso posssibilitará atender 15,88% da fila estimada no Rio Grande do Sul.
O Plano de Redução de Filas é uma modalidade de custeio temporário e excepcional.

Cirurgia +
O programa federal vem ao encontro do Cirurgias+, do Governo do Estado, que destina R$ 85 milhões do Tesouro do Estado para atender demandas represadas de consultas, exames e cirurgias em sete especialidades no RS: traumatologia, cirurgia geral, cirurgia vascular, otorrinolaringologia, oftalmologia, ginecologia e urologia.
Até dezembro do ano passado, o Cirurgia + realizou 9.588 cirurgias e 14.311 consultas especializadas em traumatologia, cirurgia geral, cirurgia vascular, otorrinolaringologia, oftalmologia, ginecologia e urologia. Os números equivalem a 14,3% das 41.304 cirurgias e 13,6% das 102.609 consultas contratadas entre 71 hospitais e Secretaria Estadual da Saúde.

Leia na íntegra a  Resolução CIB sobre Plano Estadual de Redução de Filas 

Secretaria da Saúde