Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Anvisa recomenda vacina contra sarampo antes de viagem aos EUA

Publicação:

Tendo em vista a ocorrência de 131 casos de sarampo em 17 estados dos Estados Unidos, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomenda que viajantes com destino às áreas com relatos de casos se vacinem contra a doença. Apesar de não haver casos de circulação do vírus no Brasil desde 2001, a orientação da Agência obedece ao estabelecido pelo Ministério da Saúde em nota técnica.

 

A vacinação é a medida mais eficaz de prevenção contra o sarampo e pode ser encontrada gratuitamente nos postos de saúde do país. De acordo com o calendário de vacinação da criança, a tríplice viral deve ser aplicada aos 12 meses de vida, com uma dose de reforço entre quatro e seis anos de idade. A vacina também deve ser aplicada durante a realização de bloqueio vacinal de contatos de casos suspeitos ou confirmados da doença, em indivíduos da faixa etária de seis meses a 49 anos de idade, que não comprovem vacinação anterior. Nesse último caso, a vacina a ser utilizada é a dupla viral.

 

O sarampo é uma doença infecciosa aguda do sistema respiratório, altamente contagiosa, usualmente de evolução benigna, que tem como principal complicação a broncopneumonia. Seus principais sintomas são febre alta, manchas vermelhas pelo corpo (exantema), mal-estar geral, coriza, conjuntivite e tosse com catarro.

 

 

 

Secretaria da Saúde