Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Ação marca o Dia Mundial da Saúde e estimula alimentação e hábitos saudáveis

Publicação:

Técnicos do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), da Secretaria Estadual da Saúde e Secretaria da Saúde de Porto Alegre, realizam uma série de atividades relacionadas ao Dia Mundial da Saúde e ao Dia Mundial da Atividade Física, na quarta-feira (15), das 10h às 18h, no Largo Glênio Peres. “Segurança alimentar, do campo à mesa (e em todos os lugares)” é o slogan da campanha criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com o objetivo de alertar e orientar governos e integrantes da cadeia produtiva (agricultores, fabricantes, fornecedores e consumidores) sobre a importância do tema.

O evento tem a finalidade de conscientizar a população a respeito dos vários fatores de proteção à saúde que devem ser incorporados no seu cotidiano. As ações, que contam com a participação das vigilâncias Epidemiológica, Ambiental, Sanitária e do Trabalhador do Estado e do Departamento de Ações em Saúde, funcionarão a partir de uma exposição em forma de circuito de promoção da saúde, propiciando aos visitantes conhecer as diversas etapas envolvidas no ciclo da alimentação saudável, desde o plantio até ao consumo. A partir de construção lógica e com proposta lúdica, a população terá acesso a informações técnicas, aspectos culturais ligados a escolha de alimentos, hábitos, atividades e comportamentos saudáveis. Para tanto, as pessoas que circularem pelo Largo Glênio Peres poderão conferir uma biblioteca de sementes, exposição de panelas da população Indígena, uma geladeira apresentando a forma adequada de armazenagem e conservação de alimentos. Outros temas que fazem parte da atividade são horta comunitária, orientação nutricional, cozinha segura, prevenção de acidentes, preparo e cuidado dos alimentos.

Na área anexa, serão desenvolvidas atividades físicas, roda de samba, apresentações de teatro e de dança. Também será disponibilizado um espaço kids, feira ecológica e atividades do Programa Pequenos Vigilantes e com os agentes da alegria.

“Alimentação segura e atividades físicas são hábitos saudáveis que devem ser incorporados ao dia a dia de todas as pessoas, como forma eficaz de prevenção de doenças como câncer, cardiovasculares, obesidade, diabetes, violências, acidentes, entre outras”, diz Andreia Volkmer, técnica do Núcleo de Vigilância de Doenças Não Transmissíveis do CEVS. Ela salienta que o evento tem por objetivo sensibilizar e conscientizar a população para a importância de aderir a hábitos e fatores de proteção à saúde. Também participam das atividades instituições como Emater, Serviço Social do Comércio (SESC/RS),Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Instituto Nacional do Câncer (INCA), entre outras.

Ana Fumegalli – SES/RS

Secretaria da Saúde